BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano

Autores

  • Rosana Helena Nunes FATEC - Itu, Indaiatuba e Sorocaba Universidade de Brasília
  • Kleber Aparecido da Silva Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n2p112

Palavras-chave:

BNCC, Língua Portuguesa, Ensino Médio

Resumo

O artigo discute a BNCC para o Ensino Médio em Língua Portuguesa, no que concerne às diretrizes para a elaboração de material didático em consonância ao Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNDH) na tentativa de pensar o ensino de língua materna, não apenas por meio de diretrizes, mas sim como um direito humano. Escolheu-se, para análise, duas resenhas de livros didáticos, aprovados pelo PNLD em 2021, das editoras brasileiras, FTD e Moderna. O primeiro intitulado Pensar, Sentir e Agir e o segundo, Educação para a Vida. A análise fundamenta-se em princípios norteadores da Pedagogia Crítica Freiriana (FREIRE, 1987; 1992; 1997) e a Linguística Aplicada Crítica (doravante LAC) (PENNYCOOK, 1990; 1998; 1999; 2001; 2006; 2007; PENNYCOOK; MAKONI, 2020) em relação às diretrizes da PNEDH e da BNCC. Na seção 1, privilegiam-se fundamentos básicos da LDB/71, LDB/96, Legislação de 1988 e a PNEDH, para melhor contextualizar o ensino de Língua Portuguesa, alinhados à Pedagogia Crítica Freiriana e à Linguística Aplicada Crítica. Na seção 2, destacam-se os princípios norteadores da BNCC e a análise de duas resenhas referentes aos dois livros aprovados no PNLD/2021 para o Ensino Médio de Língua Portuguesa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosana Helena Nunes, FATEC - Itu, Indaiatuba e Sorocaba Universidade de Brasília

É Doutora em Língua Portuguesa e Semiótica - PUC/SP.  Pós-Doutorado em Educação - UNICAMP. Pós-Doutorado em Linguística - UnB

Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

É Doutor em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada - Língua Estrangeira) na Universidade Estadual Paulista (UNESP - São José do Rio Preto). Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Pós-Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. É Pós-Doutor em Linguística pela UFSC.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 28. mar.2020.

BRASIL. LDB: Lei nº 5692/71 de 11 de agosto de 1971. Disponível: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 27.mar.2020.

BRASIL. LDB: Lei 9394/96. Lei de diretrizes e bases da educação nacional – edição atualizada. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 07.abr.2021.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Secretaria Especial dos Direitos Humanos 2007. Disponível: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em: 12.ago.2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Brasília/DF. Ministério de Educação e Cultura. 2017. Disponível:http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file.

BRASIL. Guia digital PNLD 2021 – Projetos Integradores e Projetos de Vida. Brasília/DF. Ministério de Educação e Cultura. 2021. Disponível: https://pnld.nees.ufal.br/assets-nld/guias/Guia_pnld_2021_proj_int_vida_Apresentacao.pdf. Acesso em: 05.abr.2021.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

____. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra. 1992.

____. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

NUNES, C. Educação em Direitos Humanos no Brasil Atual: Fundamentos Políticos e Práticas Pedagógicas Possíveis. In NUNES, César Augusto & GOMES, Catarina (orgs.). Direitos Humanos: Educação e Democracia. Campinas: Brasílica, 2019. p.35-53.

PENNYCOOK, A. Critical Applied Linguistics: a critical introduction, 1, Mahwah, USA: Erlbaum Associates, 2001.


____. Uma Linguística Aplicada Transgressiva. Tradução de Luiz Paulo da Moita Lopes. Em: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 67-84.

____. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M.C. (Orgs.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado das Letras, 2007 [1998]. p. 23-49

PENNYCOOK, A.; MAKONI, Sinfree. Innovations and Challenges in Applied Linguistics from The Global South. New York, NY: Routledge, 2020.

BRASIL. Reforma tornou ensino profissional obrigatório em 1971. Agência Senado. 27.set.2021. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/03/03/reforma-do-ensino-medio-fracassou-na-ditadura. Acesso em: 02.abr.2021.

Publicado

2021-12-09

Como Citar

NUNES, R. H.; SILVA, K. A. da. BNCC e a Língua Portuguesa no Ensino Médio: perspectivas, interfaces e direito humano. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 112–127, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n2p112. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43342. Acesso em: 19 abr. 2024.