Análise de Material de Apoio do PNLD-Literário de 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n2p85

Palavras-chave:

Programas de leitura, Ensino de literatura, Materiais didáticos.

Resumo

O PNLD-Literário de 2018 estabeleceu novos parâmetros para escolha das obras literárias a serem lidas por alunos das escolas públicas brasileiras. Ao contrário do Programa Nacional da Biblioteca da Escola (PNBE), o PNLD-Literário não tem seu foco em elencar obras literárias que seriam “altamente indicadas”, mas sim em excluir as obras com “problemas” e, com base em uma lista de obras, delegar aos professores da educação básica a escolha dos livros que podem ser relevantes para a realidade de ensino de sua escola, de seus alunos. Outra mudança foi a sugestão da criação de materiais de apoio para o uso das obras voltadas aos professores. Esses materiais deveriam trazer sugestões para: contextualizar autor e obra, motivar a leitura, justificar o valor literário da obra e fornecer subsídios para atividades (de pré-leitura e pós-leitura e conectadas com temas e conteúdos presentes nos livros). Este artigo analisa as concepções de ensino de literatura que atravessam o edital desse programa e também algumas propostas de ensino de literatura encontradas nos materiais de apoio ao professor. Para tanto, estabelece um diálogo com conceitos e práticas de ensino de literatura de Colomer (2007) e Cosson ([2006] 2012), que parecem embasar essas propostas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Scheffel, UFRJ

Doutor em Teoria da Literatura (UFSC-2011), Mestre em Literatura Brasileira (UFSC-2007). Professor de Didática de Português e Literatura - UFRJ. Professor do ProfLetras UFRJ. Professor do ProfLetras - UFRJ.

Referências

ANDRUETTO, M. T. A leitura, outra revolução. Tradução Newton Cunha. São Paulo: Ed. Sesc-SP, 2017.

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Tradução Alexandre Morales. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BOJUNGA, L. Angélica. 24. ed. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guia digital PNLD-Literário 2018. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-pnld/item/12103-guia-pnld-literario-2018. Acesso em: 17 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-nacional-biblioteca-da-escola/. Acesso em: 19 fev. 2021.

CASA LYGIA BOJUNGA. Manual do professor digital (Angélica), 2018. Disponível em: http://www.casalygiabojunga.com.br/pt/paginas-conteudo/manualAngelica.pdf Acesso em: 5 mar. 2021.

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

COSSON, R; PAIVA, A. O PNBE, a literatura e o endereçamento escolar. Remate de Males, Campinas, v. 34, n. 2, p. 477-499, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/issue/view/349. Acesso em: 22 fev. 2021.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

FERNANDES, C. R. D. A seleção de obras literárias para o Programa Nacional Biblioteca da Escola − PNBE 2006-2014. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 51, p. 221-244, maio/ago. 2017. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/elbc/n51/2316-4018-elbc-51-00221.pdf. Acesso em: 22 fev. 2021.

FUNDAÇÃO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL (FNLIJ). Página oficial. Disponível em: https://www.fnlij.org.br/. Acesso em: 19 fev. 2021.

HOUDART-MÉROT, V. Da crítica de admiração à leitura “scriptível”. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. Tradução Neide Luzia de Rezende et al. São Paulo: Alameda, 2013. p. 103-116.

SANTOS, L. W. Práticas de linguagem e PCN: o ensino de língua portuguesa. In: PAULIUKONIS, M. A. L.; SANTOS, L. W. (org.). Estratégias de leitura: texto e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. p. 59-68.

Publicado

2021-12-09

Como Citar

SCHEFFEL, M. V. Análise de Material de Apoio do PNLD-Literário de 2018. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 85–97, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n2p85. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43122. Acesso em: 18 abr. 2024.