Uma Tipologia Alternativa para a Aquisição do Nó Laríngeo e do Nó Ponto de C por Crianças Falantes do Português Brasileiro

Autores

  • Cátia de Azevedo Fronza Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2004v7n1p79

Palavras-chave:

Sonoridade, Inventários fonéticos.

Resumo

 

A meta deste trabalho é apresentar um perfil de aquisição para os contrastes de sonoridade e de ponto de articulação no Português Brasileiro, identificado por Fronza (1999). O corpus da pesquisa é constituído de dados de 34 sujeitos com desenvolvimento fonológico normal (DFN), de 1;6 a 3;3 (divididos em 11 faixas etárias de 2 em 2 meses). Após o estabelecimento dos inventários fonéticos e sistemas de fones contrastivos de cada sujeito, verificam-se as alterações em obstruintes quanto ao uso do traço [sonoro] e dos traços de ponto de articulação ([labial], [coronal] e seu dependente [anterior], [dorsal]), ou seja, os traços dependentes do nó Laríngeo e do nó Ponto de C, respectivamente, conforme a geometria de traços de Clements & Hume (1995).

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Biografia do Autor

Cátia de Azevedo Fronza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Possui graduação em Letras Português-Inglês, pela Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (1991), Mestrado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e Doutorado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). É docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da fala, da escrita e implicações desses processos no ensino da língua materna.

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Publicado

2004-07-15

Como Citar

FRONZA, C. de A. Uma Tipologia Alternativa para a Aquisição do Nó Laríngeo e do Nó Ponto de C por Crianças Falantes do Português Brasileiro. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 79–93, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2004v7n1p79. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3876. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos