Modelo de Análise de Erros Aplicado à Produção Escrita de Surdos: O Estudo das Preposições no Português como Segunda Língua

Autores

  • Patricia Aspilicueta Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2006v9n1p11

Palavras-chave:

Análise de Erros, Escrita, Surdo

Resumo

Na ótica do Bilingüismo, encara-se a Língua Brasileira de Sinais como a primeira língua do surdo e o português como sua segunda língua, aproximando os estudos sobre aquisição da língua portuguesa pelo surdo dos trabalhos voltados para o ensino/aprendizagem de segundas línguas. Partindo-se desse referencial teórico, investigou-se a produção escrita de 20 alunos surdos bilíngües de 5.ª a 8.ª série do Instituto Londrinense de Educação de Surdos, escrevendo como esses sujeitos lidam com as preposições na língua portuguesa. Para tal, recorreu-se ao Modelo de Análise de Erros a fim de identificar, classificar e explicar os erros relacionados às preposições que os aprendizes surdos produziram ao elaborar textos escritos em português. Nos resultados encontrados, identificou-se a omissão das preposições a, até, com, de, em, para, por e sobre a qual demonstrou tendência à fossilização. A presente pesquisa contribui para a sedimentação de novos paradigmas educacionais e para a busca de caminhos metodológicos efetivos para o ensino deportuguês como segunda língua do surdo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Aspilicueta, Universidade Estadual do Centro-Oeste

PATRICIA ASPILICUETA SIMOES DE CARVALHO CRUZ E PROFESSORA ASSISTENTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, HAVENDO COORDENANDO A IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DURANTE O PERÍODO DE 2003 A 2009. ATUALMENTE CURSA O DOUTORADO EM LETRAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ COM PROJETO DE PESQUISA VOLTADO PARA A QUESTÃO DA AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM ESCRITA.

Downloads

Publicado

2006-07-15

Como Citar

ASPILICUETA, P. Modelo de Análise de Erros Aplicado à Produção Escrita de Surdos: O Estudo das Preposições no Português como Segunda Língua. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 11–42, 2006. DOI: 10.5433/2237-4876.2006v9n1p11. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3726. Acesso em: 19 abr. 2024.