Levantamento de Elementos Ensináveis nos Gêneros "Notícia Impressa" em Língua Materna (LM) e "Notícia Virtual" em Língua Estrangeira (LE)

Autores

  • Josué Marcos Ribeiro Universidade Estadual de Londrina
  • Roseane Silva Saito Universidade Estadual de Londrina
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina
  • Elvira Lopes Nascimento Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n2p109

Palavras-chave:

Gêneros Textuais, Notícias, Ensino de Leitura.

Resumo

Com vistas à proposta de interdisciplinaridade e organização do ensino em torno dos gêneros, pretendemos abordar, nesta comunicação, os elementos ensináveis dos gêneros “notícia impressa” em língua materna e “notícia virtual” em língua inglesa no que se refere à infra-estrutura textual. A partir da descrição dos referidos gêneros, efetuada com base na teoria interacionista sócio-discursiva de Bronckart (1999) e Dolz & Schneuwly (1998), ressaltaremos as unidades lingüísticas de possível relevância, de acordo com sua função, para o ensino de língua portuguesa e língua inglesa presentes nestes gêneros. Ilustraremos essa exposição através de corpus de notícia, exemplificando, sempre que possível, cada elemento abordado. Pretendemos, com esta apresentação, colaborar com o trabalho docente, oferecendo-lhe ferramentas que possam contribuir para aplicação dos gêneros no ensino de línguas, estrangeira e materna.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josué Marcos Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Licenciatura em Português/Inglês com as respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1994). Atualmente é técnico administrativo da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, ensino de línguas, modelos didáticos, ensino de leitura e falsos cognatos.

Roseane Silva Saito, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e especialização em Ensino de Língua Estrangeira pela Universidade Estadual de Londrina (2006) . Tem experiência na área de Letras.

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado (2002) e pós doutorado (2008) em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Elvira Lopes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Realizou seu curso de Mestrado na Universidade de São Paulo, investigando os processos de textualização na produção escrita de alunos do ensino fundamental. No curso de Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo investigou o discurso oral de sala de aula. Atua nas linhas de pesquisa " Ensino de língua portuguesa e outras linguagens" e "Formação do professor de língua portuguesa", investigando gêneros textuais, ação e atividade de professores de língua portuguesa na formação inicial e continuada.

Downloads

Publicado

2005-12-15

Como Citar

RIBEIRO, J. M.; SAITO, R. S.; CRISTOVÃO, V. L. L.; NASCIMENTO, E. L. Levantamento de Elementos Ensináveis nos Gêneros "Notícia Impressa" em Língua Materna (LM) e "Notícia Virtual" em Língua Estrangeira (LE). Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 109–125, 2005. DOI: 10.5433/2237-4876.2005v8n2p109. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3710. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos