O Interacionismo Sociodiscursivo na Formação dos Professores: O Perigo da Gramaticalização dos Gêneros

Autores

  • Marcos Baltar Universidade de Caxias do Sul
  • Fabiele Stockmans De Nardi Universidade de Caxias do Sul
  • Luciane Todeschini Ferreira Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Eugênnia Gastaldello Universidade de Caixias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n1p159

Palavras-chave:

Formação dos Professores, Gêneros Textuais, Projetos Pedagógicos, Gramaticalização.

Resumo

Este trabalho busca oferecer subsídios para a discussão acerca do ensino de língua materna, que vem sendo questionado ao longo de décadas, mas que ainda não tem apresentado o retorno que a nossa sociedade deseja, haja vista os resultados recentes de avaliações internacionais e nacionais, com a participação de alunos de ensino fundamental e médio. Trata-se de uma reflexão sobre como estão atuando em sala de aula, hoje, os professores de Língua Materna; sobre quais os pressupostos teóricos que os têm orientado, qual visão de língua e sociedade que estão lhe servindo de base para o planejamento de suas aulas e quais seriam as teorias e pedagogias mais coerentes para mudar o quadro. As constatações e sugestões que apresentaremos a seguir têm origem em uma pesquisa-ação realizada com professores da rede pública municipal de Ensino Fundamental, nos últimos dois anos, na cidade de Caxias do Sul- RS.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Baltar, Universidade de Caxias do Sul

É graduado em Letras Licenciatura Plena Português-Francês pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e pós-doutor pela Universidade de Genebra-Suiça (2006). Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Letras e Comunicaçào Social, pesquisando a interface entre a Educação e a Comunicação.

Fabiele Stockmans De Nardi, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Língua Moderna, Habilitação em Línguas e Literaturas de Língua Portuguesa e Espanhola, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Estudos da Linguagem/ Teorias do texto e do Discurso pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007).

Luciane Todeschini Ferreira, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (1988) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). É doutoranda pela UFRGS. Atualmente é professor titular do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e professor titular da Universidade de Caxias do Sul. , atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, leitura, escrita e mundo globalizado.

Maria Eugênnia Gastaldello, Universidade de Caixias do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1967), graduação em Lic em Pedagogia Hab em Magistério e Orientação Educacional pela Universidade de Caxias do Sul (1971) e mestrado em Educação - Área de concentração: Psicicologia Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982). Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino superior, psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.

Downloads

Publicado

2005-07-15

Como Citar

BALTAR, M.; DE NARDI, F. S.; FERREIRA, L. T.; GASTALDELLO, M. E. O Interacionismo Sociodiscursivo na Formação dos Professores: O Perigo da Gramaticalização dos Gêneros. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 159–172, 2005. DOI: 10.5433/2237-4876.2005v8n1p159. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3642. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos