O Debate como Gênero Textual a ser Fomentado nas Aulas de Línguas

Autores

  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina
  • Adja Balbino Amorim Barbieri Durão Universidade Estadual de Londrina
  • Elvira Lopes Nascimento Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2002v5n1p125

Palavras-chave:

Gênero textual, Debate, Interacionismo sócio-discursivo.

Resumo

No presente trabalho, propõe-se a inclusão do “Debate” como gênero textual a ser potencializado nos processos de ensino/aprendizagem de língua materna e línguas estrangeiras, face às necessidades comunicativas a serem desenvolvidas ou aperfeiçoadas no contexto escolar brasileiro na perspectiva do interacionismo sócio-discursivo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina

 

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado (2002) e pós doutorado (2008) em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Londrina, membro do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL - UEL) e líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (desde 2002).

 

Adja Balbino Amorim Barbieri Durão, Universidade Estadual de Londrina

 

 

É Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina. Concluiu seu Doutorado em Lingüística na Universidad de Valladolid, Espanha (1998), o qual foi revalidado pela Universidade Estadual de Londrina na área de Estudos da Linguagem. Obteve seu título de Mestre em Letras Neolatinas (Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Possui Graduação em Letras Português Espanhol (Bacharelado, 1983 e Licenciatura, 1984) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

 

Elvira Lopes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Realizou seu curso de Mestrado na Universidade de São Paulo e curso de Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa na Universidade de São. Atua nas linhas de pesquisa “Ensino de língua portuguesa e outras linguagens" e "Formação do professor de língua portuguesa", investigando gêneros textuais, ação e atividade de professores de língua portuguesa na formação inicial e continuada. Coordena o grupo de pesquisa Gêneros Textuais e Ferramentas Didáticas para o Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Londrina.

 

 

Downloads

Publicado

2004-07-15

Como Citar

CRISTOVÃO, V. L. L.; DURÃO, A. B. A. B.; NASCIMENTO, E. L. O Debate como Gênero Textual a ser Fomentado nas Aulas de Línguas. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 125–157, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2002v5n1p125. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3636. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos