Textos Prescritivos Da Educação Presencial e a Distância: Fonte Primeira do Estresse do Professor?

Autores

  • Anna Rachel Machado PUC-SP
  • Lília Santos Abreu-Tardelli PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n1p11

Palavras-chave:

Textos Prescritivos, Estresse, Trabalho Educacional.

Resumo

Este artigo visa a contribuir para a compreensão do estresse vivido pelos professores tanto de educação presencial quanto à distância. Para isso, partimos de resultados de análises de textos prescritivos oficiais (de Educação a Distância e presencial) sobre o trabalho do professor, interpretando-os com base em conceitos centrais da Clínica da Atividade (CLOT, 1999) sobre o trabalho em geral e sobre as características das prescrições que podem levar ao estresse profissional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anna Rachel Machado, PUC-SP

Desenvolveu seus estudos de graduação em língua portuguesa e língua francesa, na PUC/Campinas, onde começou sua atividade docente. Qualificou-se como mestre em lingüística, na UNICAMP, com a dissertação Aspectos da complementação de verbos de percepção . Desenvolveu estudos de doutorado em lingüística aplicada, sob a direção da Dra. Angela Kleiman, com a pesquisa Leitura e produção de textos argumentativos na universidade . Em 1979, trabalhando na PUC/SP, continuou a desenvolver essa pesquisa, com a elaboração de material didático e com experiências didáticas. Em 1995, defendeu a tese O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola , no Programa de Estudos Pós-graduados em LAEL, da PUC/SP, sob orientação da Dra. Maria Cecília C. Magalhães e, durante quase dois anos (09/1993 06/1995), sob a direção do Dr. Jean-Paul Bronckart, na FAPSE da Universidade de Genebra.

Lília Santos Abreu-Tardelli, PUC-SP

É doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e licenciada em Letras pela UNICAMP. É coautora de diversos livros didáticos e paradidáticos de língua inglesa e portuguesa, dentre eles, os da coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos da Editora Parábola. É autora de diversos artigos nas áreas de ensino e aprendizagem de língua estrangeira e portuguesa, de linguística aplicada e do trabalho educacional. É professora do IF-SP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) desde 2005.

Downloads

Publicado

2005-07-15

Como Citar

MACHADO, A. R.; ABREU-TARDELLI, L. S. Textos Prescritivos Da Educação Presencial e a Distância: Fonte Primeira do Estresse do Professor?. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 11–24, 2005. DOI: 10.5433/2237-4876.2005v8n1p11. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3632. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos