A Argumentação e a Análise Linguística nas Aulas de Inglês como Língua Estrangeira: estudo de caso de uma atividade para aprendizes iniciantes de língua inglesa

Autores

  • Thiago Magno de Carvalho Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Erivaldo Pereira do Nascimento Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Aplicadas e Educação - Campus IV, Departamento de Letras / Programa de Pós-Graduação em Linguística – Campus I.
  • José Wellisten Abreu de Souza Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - Campus I, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n2p199

Palavras-chave:

Análise Linguística, Ensino de Inglês, Argumentação.

Resumo

A busca por um procedimento metodológico que possibilite ao aprendiz de língua inglesa lidar com as estruturas no contexto de interação tem sido meta preconizada pelos PCN de língua estrangeira (1998). Assim, objetiva-se neste artigo apresentar uma análise sobre a possibilidade de se trabalhar exercícios com gêneros textuais, considerando as duas concepções de argumentação: a retórica e a linguística. Para tanto, como fundamentação teórica, associamos a proposta de Ducrot (1987; 1988), com ênfase para os postulados da Teoria de Argumentação na Língua, e a perspectiva de Análise Linguística, de Geraldi (1984; 1997). Nesse contexto, compreende-se o Livro Didático de língua inglesa como importante corpus de análise, visto que, a partir da atividade selecionada, é possível fazer análise de natureza qualitativa, de base descritiva e com caráter propositivo. Verifica-se que o ensino na perspectiva dos gêneros textuais/discursivos proporciona ao estudante o contato com variados textos, os quais de fato circulam na sociedade. Em suma, a análise reflexiva proposta e as sugestões de ampliação visam contribuir com os estudos e as pesquisas da Semântica Argumentativa, a partir da abordagem de procedimentos que auxiliam o trabalho do professor de inglês como língua estrangeira.

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Biografia do Autor

Thiago Magno de Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, UFPB, onde atualmente é Doutorando sob a linha de pesquisa "Linguagem, Sentido e Cognição". É integrante do Grupo de Pesquisa G_SEL - Semântica, Ensino e Léxico.  Atualmente é Secretário Executivo Bilíngue, lotado no CCHLA – UFPB, CAMPUS I. Colabora com as ações do Projeto de Extensão EFOPLI - "Espaços de Formação de Professores de Inglês". Foi, de julho de 2016 a dezembro de 2017, Conselheiro Consultivo do BrazTesol Paraíba Chapter.

Erivaldo Pereira do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Aplicadas e Educação - Campus IV, Departamento de Letras / Programa de Pós-Graduação em Linguística – Campus I.

Possui graduação em Comunicação Social, Habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba (1997), licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidad de Buenos Aires - Argentina, no ano de 2014, com financiamento pela CAPES/MEC. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFPB). Foi coordenador dos cursos de Bacharelado Secretariado Executivo Bilíngue e de Licenciatura em Letras, da mesma instituição e também foi presidente da Sociedade Brasileira de Secretariado (SBSEC). Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2009-2012). Desenvolve pesquisas na área de Semântica Argumentativa e Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, ao Secretariado e à Comunicação Social. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, linguística textual, argumentação, semântica e ensino.

José Wellisten Abreu de Souza, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - Campus I, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem por objetivo maior a tentativa de conciliar a prática (leia-se o Ensino) com a função de pesquisador. É membro do grupo de pesquisa Semântica, Léxico e Cognição do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente está como Professor Substituto Adjunto A, lotado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas na UFPB, Campus I. 

 

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Publicado

2018-11-13

Como Citar

COSTA, T. M. de C.; DO NASCIMENTO, E. P.; DE SOUZA, J. W. A. A Argumentação e a Análise Linguística nas Aulas de Inglês como Língua Estrangeira: estudo de caso de uma atividade para aprendizes iniciantes de língua inglesa. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 199–219, 2018. DOI: 10.5433/2237-4876.2018v21n2p199. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/33736. Acesso em: 19 abr. 2024.