Patrimonialização de narrativas orais e o debate sobre os direitos individuais e coletivos

Autores

  • Herom Vargas Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Monica Iafrate Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Priscila Ferreira Perazzo Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Vilma Lemos Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n1p279

Palavras-chave:

Narrativas orais, Patrimônio cultural, Direitos, Memória.

Resumo

Propondo o registro da memória e do patrimônio cultural do ABC a partir de gravações de histórias de vida narradas pelos moradores da região, orientadas pelas técnicas de história oral, o Núcleo de Pesquisas de Memórias do ABC, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - IMES, depara-se com uma gama de direitos do cidadão. Por isso, este texto tem como objetivo refletir sobre patrimonialização de narrativas orais e direitos individuais e coletivos que envolvem o processo de constituição do patrimônio cultural.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Herom Vargas, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (1994) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2003). Atualmente é professor titular do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e professor titular da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

.

 

 

Monica Iafrate, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

É historiadora, com especialização em Museologia, formada pela USP.

Priscila Ferreira Perazzo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (1990), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1997) e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Docente da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS),

Vilma Lemos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professor II D da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS/IMES) e professor de ensino fundamental ll da Rede pública oficial do Estado de SP. T

Downloads

Publicado

2008-07-15

Como Citar

VARGAS, H.; IAFRATE, M.; PERAZZO, P. F.; LEMOS, V. Patrimonialização de narrativas orais e o debate sobre os direitos individuais e coletivos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 279–292, 2008. DOI: 10.5433/2237-4876.2008v11n1p279. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3096. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos