Publicidade e colonização de ordens de discurso: o caso das chamadas de telejornal

Autores

  • Ivandilson Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n2p

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso, Discurso midiático, Ordem de discurso.

Resumo

A comodificação se apresenta como um processo pelo qual os domínios e as instituições sociais vêm a ser organizados e definidos em termos de produção, distribuição e consumo de mercadorias. Tem, nesse sentido, efeitos generalizados sobre as ordens de discurso, variando para uma reestruturação penetrante, sob o impacto do movimento colonizador do discurso da publicidade. O presente projeto se ancora na Análise Crítica do Discurso, considerando-se uma interdependência entre linguagem, ideologia, discurso e poder. Tomaremos como foco o funcionamento da colonização da ordem de discurso jornalístico pelo discurso da publicidade.

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Biografia do Autor

Ivandilson Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

 

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Publicado

2008-12-15

Como Citar

COSTA, I. Publicidade e colonização de ordens de discurso: o caso das chamadas de telejornal. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 305–315, 2008. DOI: 10.5433/2237-4876.2008v11n2p. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3063. Acesso em: 19 abr. 2024.