Identidade e subjetividade: o sujeito com deficiência no documentário “ver e crer”

Autores

  • Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Érica Danielle Silva Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n1p285

Palavras-chave:

Identidade. Subjetividade. Sujeito com deficiência.

Resumo

Diante da singularidade conferida ao regime do olhar o sujeito com deficiência, na contemporaneidade, este estudo privilegia a constituição identitária desse sujeito à medida em que ele é discursivisado por complexas relações entre os domínios do saber, do poder e da ética. Tal inquietação mobiliza-nos a empreender um gesto de leitura acerca do documentário “Ver e crer”, exibido no festival de filmes “Assim Vivemos” (2007). Com base nos pressupostos teóricos dos Estudos Culturais acerca da questão da identidade, em associação com as noções de subjetividade e das práticas de si, caras ao solo epistemológico da Análise do Discurso de linha foucaultiana, buscamos compreender o modo como é dada a constituição identitária a partir das relações estabelecidas entre a representação visual do sujeito com deficiência e as condições de (co)existência enunciativa sobre o corpo deficiente.Na materialidade fílmica, objeto de análise empreendida, as estratégias e os mecanismos linguístico-discursivos empregados no documentário dão visibilidade ao exercício de um governo do outro, legitimado pela cultura da inclusão. Ocupar-se consigo mesmo é o fio condutor da discursivização da relação entre subjetividade e verdade, que permeia a vontade de verdade sobre a inclusão construída na sociedade contemporânea.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Universidade Estadual de Maringá - UEM

Profª do Departamento de Letras

Editora Associada da Revista Acta Scientiarum. Language and Culture Universidade Estadual de Maringá
Líder do GEDUEM/CNPq – Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM
Membro da Comissão Universidade para os Índios - CUIA Estadual

Érica Danielle Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da UEM – PLE (Início 2012) Pesquisadora do GEDUEM/CNPq – Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM

Downloads

Publicado

2013-01-20

Como Citar

TASSO, I. E. V. de S.; SILVA, Érica D. Identidade e subjetividade: o sujeito com deficiência no documentário “ver e crer”. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 285–308, 2013. DOI: 10.5433/2237-4876.2013v16n1p285. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/2237-4876.2013v16n285. Acesso em: 16 abr. 2024.