Nasalização em português brasileiro: uma (re)visão autossegmental

Autores

  • Consuelo de Paiva Godinho Costa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Cinthia Malta Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n1p132

Palavras-chave:

Nasalização, Harmonia Nasal, Português Brasileiro

Resumo

Propomos fazer uma breve revisão dos estudos sobre os fenômenos da nasalização em português, com vistas ao processo fonológico de harmonização nasal que ocorre na variedade do português brasileiro falado em Vitória da Conquista e região, fenômeno, até então não descrito para nenhum dialeto do português. Para tanto, consideramos fundamental a proposta de análise de D’Angelis (2002), que retoma conceitos relevantes de Trubetzkoy, da Escola de Praga, e alguns pontos da proposta de Câmara Jr. (1970).  Propomos, também, atualizar a discussão com abordagens nos moldes da Fonologia Autossegmental, incorporando algumas intuições de Piggott (1992), dialogando, igualmente, com análises para os fenômenos de nasalização em outras línguas, sobretudo, a língua Guarani (da Família Linguística Tupi-Guarani), segundo a proposta de Costa (2010), que trata os processos fonológicos envolvendo nasalidade e harmonia nasal em línguas indígenas brasileiras, com o intuito de verificar se as pesquisas sobre fenômenos de nasalidade em outras línguas podem lançar alguma luz sobre os processos que ocorrem no português.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Consuelo de Paiva Godinho Costa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Possui Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2007), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (DELL-UESB) e do programa de Mestrado em Linguística na UESB. Tem experiência na área de Linguística, Língua Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: fonética e fonologia, língua indígena, nasalização. Além de morfologia, produção de texto e educação escolar indígena, entre outras.

Cinthia Malta, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. início: 2013. Graduada em Letras Modernas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Downloads

Publicado

2015-01-11

Como Citar

COSTA, C. de P. G.; MALTA, C. Nasalização em português brasileiro: uma (re)visão autossegmental. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 132–156, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n1p132. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/20323. Acesso em: 19 abr. 2024.