“Por onde tá ‘o tu’?” no português falado no Maranhão

Autores

  • Cibelle Corrêa Béliche Alves Universidade de Brasília (UnB) Universidade Estadual do Maranhão-Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n1p13

Palavras-chave:

Geo-sociolinguística, Segunda Pessoa do Discurso, Português Falado no Maranhão.

Resumo

Este trabalho apresenta uma “fotografia geo-sociolinguística” do português falado no Maranhão no que concerne ao uso de tu e de você. Constituindo-se em um estudo de natureza geo-sociolinguística, ao aliar dois enfoques teóricos da variação regional – a dialetologia e a sociolinguística, a pesquisa verifica a relevância das variáveis sociais e linguísticas no comportamento dos falantes com relação ao uso das formas tu e você. O corpus da pesquisa, constituído a partir do banco de dados do Atlas Linguístico do Maranhão – Projeto ALiMA, é o resultado da aplicação de 28 entrevistas realizadas com informantes de ambos os sexos, agrupados em duas faixas etárias, nos municípios de São Luís e Pinheiro (Mesorregião Norte), Bacabal e Tuntum (Mesorregião Centro) e Alto Parnaíba e Balsas (Mesorregião Sul). A análise dos dados revela que, estatisticamente, o você se mostra como a forma mais frequente no falar maranhense, ao apresentar percentual de 61.6% das ocorrências. A análise mostra ainda que a alternância de tu e você é condicionada pela idade do falante e pela localidade à qual pertence. O tipo de relato também tem forte atuação na seleção das formas investigadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cibelle Corrêa Béliche Alves, Universidade de Brasília (UnB) Universidade Estadual do Maranhão-Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet)

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará e Aluna do Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília, Bolsista CAPES/REUNI. Professora-Pesquisadora da Uemanet, do Atlas Linguístico do Maranhão - Projeto ALiMA/UFMA/CNPq, do Atlas Linguístico do Brasil - ALiB e do Projeto Plantas Medicinais do Nordeste: uma abordagem socioterminologica.

Downloads

Publicado

2012-01-21

Como Citar

BÉLICHE ALVES, C. C. “Por onde tá ‘o tu’?” no português falado no Maranhão. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 13–31, 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n1p13. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/11776. Acesso em: 18 abr. 2024.