Sobre a Revista

Foco e Escopo

SIGNUM: Estudos da Linguagem (ISSN  2237-4876 online), QUALIS A3, passa a ser, a partir de 2017, uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL, da Universidade Estadual de Londrina. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos (artigos e resenhas) nas áreas de descrição e análise linguísticas, estudos do texto/discurso, ensino/aprendizagem e formação do professor de línguas portuguesa, línguas estrangeiras e de outras linguagens.

Os trabalhos enviados para publicação são avaliados anonimamente por pareceristas do Conselho Editorial e/ou consultores ad hoc. Apenas os trabalhos aprovados por dois pareceristas serão encaminhados para publicação, desde que as modificações sugeridas, se houver, forem atendidas pelo autor em tempo hábil, pois trabalhos que apresentarem problemas de forma, estilo e/ou adequação aos padrões desta revista serão rejeitados.

Os artigos aceitos para publicação deverão, obrigatoriamente, apresentar versões em duas línguas, a original e em inglês. (Caso a original seja em inglês, a outra versão deve ser em português).

Cada número da revista Signum: Estudos da Linguagem aceita a submissão de um único texto por autor e, ao ter um texto publicado, é necessário aguardar o interstício de quatro números   para fazer nova submissão.

Os direitos autorais são de propriedade dos autores, de acordo com a licença CC-BY do Creative Commons.

Modelo/template para submissão de artigo

Os artigos submetidos à revista Signum:Estudos da Linguagem devem estar dentro do modelo estabelecido por esta revista. Clique aqui para baixar o nosso modelo/template.

Edite o modelo sem alterar a formatação pré-estabelecida;

Preste atenção nos modelos de gráficos, referências, etc;

Ao abrir o link, vá na seção "Arquivo" no canto superior esquerdo da tela, e escolha a opção "Fazer download" ou "Fazer uma cópia"

modelo-de-artigo

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos pela Signum: Estudos da Linguagem são avaliados com base nos seguintes critérios: (1) contribuição para o campo do conhecimento pretendido; (2) definição do tema; (3) desenvolvimento do tema; (4)  alcance dos objetivos propostos e as respostas às questões formuladas; (5) relevância e atualização das referências bibliográficas; (6) adequação do abstract em relação ao texto desenvolvido e (7) coerência do título com o texto.

Os avaliadores podem indicar a publicação do texto na íntegra ou mediante ajustes, ou ainda rejeitar a publicação.

Periodicidade

A Signum: Estudos da Linguagem é publicada quadrimestralmente, ao término de sua edição.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Não há taxas para o processamento e submissão dos artigos à revista Signum: Estudos da Linguagem.

Indexadores

• Eurasian Scientific Journal - ERIH PLUS
  • Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal - LATINDEX
  • Diadorim - DIADORIM
  • Linguistics and Language Behavior Abstracts  - LLBA
  • Redalyc  - REDALYC

Repositórios e Diretórios:

• Diretório Luso-Brasileiro RCAAP
  • Directory of Open Access Journals DOAJ

•  Periódicos de Livre Acesso LIVRE

Preceitos éticos

A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos preceitos éticos contidos na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), da Associação Médica Mundial.

Quando submetem artigos, o(a)s autore(a)s asseguram que sua pesquisa seguiu os preceitos éticos previstos para sua área de conhecimento, cumprindo todas as exigências requeridas pela legislação em vigor específica do país em que a pesquisa foi realizada.

Cópia do documento de aprovação por um comitê de ética de pesquisa deverá ser anexada, sempre que pertinente, como documento suplementar no processo de submissão.

A Comissão Editorial reserva-se a prerrogativa de solicitar esclarecimentos bem como requerer documentação complementar caso julgue necessário.

Plágio

Copiar um estudo, ou parte dele, de outro(a) autor(a) ou mesmo de publicação própria, constitui fraude inaceitável e desonestidade. Ideias e palavras próprias já publicadas e/ou de outro(a)s não devem ser utilizadas sem a identificação da fonte de informação.

A Revista Signum: Estudos da Linguagem condena o plágio acadêmico e adota práticas rigorosas de verificação: todas as submissões recebidas são avaliadas pelo CopySpider e Ephorus entre outros programas, o que nos permite a detecção de plágio e também um controle estrito do autoplágio.

Consideramos que é dever do(a)s autore(a)s observar as regras de boas práticas acadêmicas; para tanto, o(a)s autore(a)s têm de declarar, no momento da submissão, que elas foram obedecidas.

A Signum: Estudos da Linguagem é comprometia com as boas práticas na pesquisa e subscreve o Code of Conduc and Best Practice Guidelines for Journal Editors e demais diretivas do Committee on Publication Ethics (COPE).

Sponsors

Agradecemos à Fundação Araucária pelo apoio recebido aos números anteriores da revista.

Fontes de Apoio

Agradecemos aos inúmeros pareceristas que, com seu trabalho voluntário, contribuem para a disseminação da ciência.

Histórico do periódico

A Signum: Estudos da Linguagem é publicada desde 1998. Inicialmente com tiragem anual, passou, em 2003 a ser publicada semestralmente. Foi publicada em formato impresso até 2013. Atualmente é publicada quadrimestralmente e todos seus volumes e números estão disponíveis online.