Educação Física na escola: formando, conformando, transformando

Gilmar de Carvalho Cruz

Resumo


Ao considerarmos as possibilidades de atuação da Educação Física na escola, emergem de imediato questões relacionadas ao contexto social em seu sentido mais amplo. Tendo a escola o papel de formar o cidadão, a Educação Física, conseqüentemente, também assume parcela de responsabilidade nessa tarefa. Entretanto, deve-se atentar ao fato de que essa intervenção na vida escolar refletirá nos cidadãos por vir. As intervenções no cotidiano escolar podem colaborar tanto para a conformação quanto para a transformação do indivíduo e seu ambiente social. Uma Educação Física apoiada em pressupostos teórico-metodológicos crítico-criativos e que almeja uma participação efetiva no projeto sócio-políticopedagógico da escola supõe um rompimento radical com a perspectiva reducionista, desportivocompetitivista, que é preponderante em nossas escolas.



Palavras-chave


Educação Física; Escola; Desporto; Cidadania.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.1996v17n3p338

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

email: seminahumanas@uel.br
E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

SalvarSalvarSalvarSalvar