Observação participante: uma abordagem metodológica para a psicologia escolar

Autores

  • João Batista Martins Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1996v17n3p266

Palavras-chave:

Psicologia escolar, observação participante, metodologia de pesquisa, cotidiano.

Resumo

O propósito deste trabalho é discutir a observação participante como uma metodologia apropriada para o trabalho do psicólogo escolar. Nós consideramos a escola como uma construção social circunscrita pelas representações sociais dos agentes que participam de seu dia a dia. A observação participante permite ao psicólogo pesquisar as estruturas das relações sociais e oferecer soluções alternativas para os problemas emergentes na realização das metas da escola. Portanto, o trabalho do psicólogo deve ser o de compreender as representações sociais dos segmentos sociais da escola no sentido de desvelar as contradições implícitas nas relações escolares rotineiras.


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Biografia do Autor

João Batista Martins, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

20.12.1996

Como Citar

MARTINS, J. B. Observação participante: uma abordagem metodológica para a psicologia escolar. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 266–273, 1996. DOI: 10.5433/1679-0383.1996v17n3p266. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9472. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre