Desempenho do acadêmico do curso de biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina

Linete Bartalo

Resumo


Estudo desenvolvido junto ao curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina, que investigou através da metodologia da problematização, os fatores: demanda ao curso, aprovação no concurso vestibular, remanescentes de outros cursos que ingressaram no curso de Biblioteconomia, desempenho acadêmico,percepção do corpo discente quanto ao curso e do corpo docente quanto ao desempenho acadêmico, nos três últimos anos. Analisa os dados e aponta hipóteses de solução no sentido de que se realize estudos mais abrangentes de avaliação do curso, bem como a divulgação da profissão bibliotecária e a agilização de programas que contemplem a discussão das dificuldades encontradas na formação profissional e que conseqüentemente se refletem no desempenho acadêmico. Ressalta a necessidade de uma disciplina voltada para a leitura que deve ser implantada no currículo, não só do curso de Biblioteconomia, como também em outros cursos da Universidade, uma vez que a capacidade de leitura critica foi fator apontado como preponderante na formação profissional. Prevê a possibilidade de aplicação imediata das hipóteses de solução levantadas.



Palavras-chave


Biblioteconomia - desempenho acadêmico; formação acadêmica; perfil discente

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.1995v16n3p27

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

email: seminahumanas@uel.br
E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

SalvarSalvarSalvarSalvar