Diagnóstico da implantação dos novos currículos de língua inglesa nas escolas estaduais de Londrina-Paraná

Corina Maria Tedeschi Busnardo, Maria Regina Filgueira dos Reis

Resumo


O objetivo deste trabalho é diagnosticar, através de entrevistas individuais, se e como vem ocorrendo a implantação dos novos currículos de Língua Inglesa para o f:2 e 2º graus, em 10 escolas estaduais da cidade de Londrina, Paraná. Participaram da pesquisa 29 professores e 10 coordenadores/supervisores na 1° fase da coleta dos dados, 24 professores e 15 coordenadores supervisores na 2° fase. Os dados demonstram que, devido a falhas no processo de divulgação preparação prévia e acompanhamento, os professores e coordenadores/supervisores, não vêm, na sua totalidade, implantando os novos currículos propostos pelo governo do Estado desde 1990 (1° grau) e 1988 (2° grau). Este trabalho tenta também detectar os problemas causados por uma implantação assistemática e sugerir mecanismos para minimizar as conseqüências para o ensino da Língua Inglesa nas escolas estaduais de Londrina.



Palavras-chave


Currículo; Língua Inglesa; Ensino 1° e 2° graus; Língua Inglesa; Professor-desenvolvimento, Currículo Implantação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.1994v15n3p205

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

email: seminahumanas@uel.br
E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


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