O problema da ansiedade nas provas: perspectivas contemporâneas

José Aloyseo Bzuneck, Rosangela Silva

Resumo


O presente artigo apresenta os resultados mais salientes de pesquisas em torno do problema da alta ansiedade que alunos acusam em situações de avaliação, e que se denomina ansiedade de prova ou ansiedade de teste. A ansiedade alta afeta o desempenho nas provas em junção de seu componente cognitivo que é a preocupação, que interfere na atenção que deve ser dispensada por inteiro à tarefa. São também descritos estudos com propostas de solução a esse problema e é discutida a eficácia dos diferentes métodos de intervenção. Dai emergem igualmente sugestões para o ensino.


Palavras-chave


Ansiedade de prova; Ansiedade de teste; Avaliação escolar; Tratamento da ansiedade de prova.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.1989v10n3p195

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

email: seminahumanas@uel.br
E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

SalvarSalvarSalvarSalvar