Autononomia na formação de professores por meio de gêneros textuais

Autores

  • Juliana Cristiano Andrade
  • Vera Lucia Lopes Cristovao Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2010v31n2p145

Palavras-chave:

Formação de professores, Gêneros textuais, Autonomia.

Resumo

Exige-se hoje o desenvolvimento da autonomia dos professores em formação. É por meio da linguagem que o professor reflete acerca de sua prática, pesquisando novas alternativas para a atuação em sala de aula. Por isso, é proposta a abordagem de gêneros (CRISTOVÃO, 2005) para se alcançar esta atividade reflexiva, esta autonomia. Reconhecendo esta possibilidade de se desenvolver a autonomia por meio de uma abordagem de gêneros, este estudo vem discutir, com bases em dados coletados (procedimentos utilizados por professores formadores de diferentes instituições brasileiras) até que ponto a abordagem a partir dos gêneros promove a autonomia dos professores. Também se busca relatar que procedimentos demonstram esse desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Juliana Cristiano Andrade

Bolsista PROIC/UEL no período 2008/2009 e aluna do curso de Letras Estrangeiras Modernas – Inglês da UEL.

Vera Lucia Lopes Cristovao, Universidade Estadual de Londrina

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina, doutorado  e pós doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL - UEL) e líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação.

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Publicado

06.09.2011

Como Citar

ANDRADE, J. C.; LOPES CRISTOVAO, V. L. Autononomia na formação de professores por meio de gêneros textuais. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 145–162, 2011. DOI: 10.5433/1679-0383.2010v31n2p145. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/8697. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre