A contadora de estórias de Curitiba: narração, velhice e a performance no trabalho de Efigênia Rolim

Autores

  • Nathany Andrea Wagenheimer Belmaia Universidade Estadual de Londrina
  • Marta Dantas Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2009v30n1p71

Palavras-chave:

Efigênia Rolim, Narração, Velhice, Performance.

Resumo

Este texto tem como intuito pensar, sob olhares distintos, o trabalho de Efigênia Rolim, que, com setenta e sete anos, cria objetos e estórias a partir de sucatas. Para tanto, recorremos à teorias literárias, à teorias sociológicas e ao conceito de performance. O conceito de performance, advindo das artes cênicas, auxilia na compreensão e na possibilidade de classificação da criação da artista. Ampliando a discussão sobre a interface entre as transformações da velhice e do narrador tradicional (que se encontra em BELMAIA; DANTAS, 2007), abordaremos aspectos da narração e experiência (como definidos por W. Benjamin) vinculados a história da literatura oral do Brasil. Com o auxílio de teorias sociológicas, procuramos esboçar como a cultura do século XX marginalizou o velho, o destituiu do papel de narrador e o tornou um consumidor passivo. Por fim, situamos, na contramão das atuais correntes, a singularidade do trabalho de Efigênia Rolim, que pode se constituir na prova de que o narrador tradicional não desapareceu e que ainda pode ser um agente de transformação e construção de novos horizontes culturais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nathany Andrea Wagenheimer Belmaia, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina desenvolveu sua pesquisa de Iniciação Científica vincula­da ao projeto “Infame: casos de singularidade e histórica”, com o apoio do CNPq.

Marta Dantas, Universidade Estadual de Londrina

Professora Doutora do Departamento de Arte Visual e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

29.06.2009

Como Citar

BELMAIA, N. A. W.; DANTAS, M. A contadora de estórias de Curitiba: narração, velhice e a performance no trabalho de Efigênia Rolim. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 71–81, 2009. DOI: 10.5433/1679-0383.2009v30n1p71. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/7717. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre