A lenda do Curucutu e outras histórias: um estudo sobre a utilização de histórias infantis como mecanismos de disciplinamento

Autores

  • Sharlene Wenz Havenstein Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2010v31n1p135

Palavras-chave:

Histórias Infantis, Disciplinamento, Práticas Pedagógicas.

Resumo

É muito comum, na educação infantil e nas séries iniciais, a prática pedagógica de contar histórias infantis. Partindo-se do pressuposto, amplamente difundido pela literatura especializada, segundo o qual a escola é um espaço de disciplinamento, observa-se a utilização de histórias infantis como recurso prático para acionar, por parte dos professores, recursos que colimam na constituição de mecanismos disciplinares no meio escolar, quer por meio explícito, quer de modo eufemizado e, que talvez, os professores não se deem  conta dos mesmos. Em razão disso, o objetivo aqui é desvelar como são mobilizados os mecanismos disciplinares nas histórias infantis contadas em classes de alfabetização.

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Biografia do Autor

Sharlene Wenz Havenstein, Universidade Regional de Blumenau

Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Alfabetização, Supervisão, Orientação Educacional e Gestão Escolar. Mestranda em Educação. Coordenadora Pedagógica na Escola de Educação Básica Luiz Delfino.

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Publicado

21.07.2011

Como Citar

HAVENSTEIN, S. W. A lenda do Curucutu e outras histórias: um estudo sobre a utilização de histórias infantis como mecanismos de disciplinamento. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 135–142, 2011. DOI: 10.5433/1679-0383.2010v31n1p135. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/6563. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre