A eterna busca pela justiça: de Aristóteles a Chaim Perelman

Autores

  • Juliane Caravieri Martins Gambá Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Zélia Maria Cardoso Montal Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2008v29n1p3

Palavras-chave:

Justiça, Ética, Lógica do razoável, Interpretação.

Resumo

 

Na busca da Justiça, deve-se utilizar da eqüidade, cujas raízes remontam à Antigüidade, e da lógica do razoável, proposta por Chaim Perelman na obra Ética e Direito, como instrumentos norteadores da aplicação das normas aos casos concretos. É preciso garantir um convívio social justo e equilibrado numa sociedade em crescente e acelerada evolução, porém as leis nem sempre conseguem acompanhar, então é necessário que os intérpretes do Direito se utilizem de valores éticos. A Justiça é uma aspiração do ser humano que procura encontrar aquela Justiça possível de ser concretizada, e o Direito é um vetor na consecução deste objetivo, mediante o estabelecimento de regras de conduta que garantam a paz e a harmonia social. Porém, a Justiça é uma idéia inacabada, uma vez que a sociedade está sempre em constante transformação e evolução, e busca aprimorar o que considera como justo e bom.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliane Caravieri Martins Gambá, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista; Graduada em Direito e Especialista em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina; Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade Braz Cubas e Mestranda em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; advogada.

 

Zélia Maria Cardoso Montal, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Especialista em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional; Mestranda em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Membro do Ministério Público do Trabalho e professora universitária.

Downloads

Publicado

29.06.2008

Como Citar

GAMBÁ, J. C. M.; MONTAL, Z. M. C. A eterna busca pela justiça: de Aristóteles a Chaim Perelman. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 3–22, 2008. DOI: 10.5433/1679-0383.2008v29n1p3. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/5475. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre