Avaliação do Processo Ensino·Aprendizagem na FAEFIJA

Autores

  • Sueli Carrijo Rodrigues Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Avaliação, Prática avaliativa, Proposta pedagógica, Trabalho coletivo

Resumo

O presente estudo surgiu da constatação da dificuldade demonstrada por alunos e professores da Faculdade de Educação Física de Jacarezinho - FAEFIJA / PR, de realizarem uma avaliação coerente com os princípios democráticos desejados pela escola. Procurou-se desenvolver este trabalho através da Metodologia da Problematizarão, inspirada no "Método do Arco” de Charles Maguerez, durante a realização da Disciplina Didática e Fundamentos de Ensino - Mestrado em Educação / UEL. Algumas situações foram desvendadas, possibilitando, a partir do interesse e necessidade da comunidade em questão, propor hipóteses de solução que estão sendo transformadas em ações concretas e implantadas gradativamente através de um trabalho coletivo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sueli Carrijo Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ALMEIDA. C. L. S. A avaliação como aprendizagem de cidadania. Revista de Educação AEC, Brasília, v. 24, n. 94, jan/ mar. 1995.

BERBEL. N. A. N. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina. Londrina, v. 00, n. 00, p. 1-12, 1994.

BERBEL, N. A. N. Reflexões sobre os aspectos pedagógicos da avaliação no processo ensino aprendizagem no 3º grau. local : FAEFIJA. 1995. 8p. (mimeo)

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Parecer 215/87: reestruturação dos cursos de graduação em educação física, sua nova caracterização. mínimos de duração e conteúdo. Brasília: Conselho Federal, 1987.

HOFFMANN. J. M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré - escola à universidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, 4ª edição, p. 41, 1993.

HOFFMANN. J. M. L. Uma parceria entre avaliação mediadora e educação matemática: o inicio de um diálogo. Ensaios, Rio de Janeiro, v. 2, p., out./dez. 1994.

LlBÂNEO. J. C. Didática. São Paulo : Cortez, 1991.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: um ato amoroso. UFBA, 1995. 10p. (mimeo).

LUCKESI, C. C. "Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Revista de Educação AEC. Brasília, v. 15, n. 60, p. 23-37, abr./jul. 1986.

LUCKESI. C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez. 1995.

MEDINA, J. P. S. O brasileiro e seu corpo: educação e política do corpo. Campinas: Papirus, 1987.

SOUZA, S. Z. L. A prática avaliativa na escola de 1º grau. In: SOUZA, C. P. (org.). Avaliação de rendimento escolar. Campinas: Papirus, 1991. p. 83-106.

Downloads

Publicado

30.11.2021

Como Citar

RODRIGUES, S. C. Avaliação do Processo Ensino·Aprendizagem na FAEFIJA. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 17, n. 1esp, p. 74–84, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/45089. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre