A produção do conhecimento no curso de Pedagogia da UEL: um estudo de seu entendimento por professores e alunos e as ações práticas correspondentes

Autores

  • Cláudia Chueire de Oliveira Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

Produção do conhecimento, Formação de professores, Curso de pedagogia, Identidade do pedagogo

Resumo

O estudo procurou evidenciar; através da Metodologia da Problematização, o entendimento que professores e alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina têm sobre produção do conhecimento e a respectiva relação com a formação do professor. O resultado obtido após a análise dos questionários e à luz dos documentos institucionais, literatura pedagógica e outros referenciais pertinentes, traz indicações sobre a necessidade de redimensionamento das concepções e práticas investigadas. As hipóteses de solução propostas no estudo indicam a necessidade de buscar pela identidade do pedagogo a partir de seu papel na produção do conhecimento, evidenciando as iniciativas e alternativas dessa produção em permanente avaliação do projeto pedagógico do Curso. Algumas formas de aplicação do estudo à realidade, também são indicadas.

Biografia do Autor

Cláudia Chueire de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Londrina. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

12.11.2021

Como Citar

OLIVEIRA, C. C. de. A produção do conhecimento no curso de Pedagogia da UEL: um estudo de seu entendimento por professores e alunos e as ações práticas correspondentes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 17, n. 1esp, p. 63–74, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/44952. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre