Evasão na Escola Estadual do Conjunto Novo Amparo (Londrina), no Período Noturno do Curso Supletivo Fase II: Estudo Através da Metodologia da Problematização

Autores

  • Nivaldo Gasparini Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

Evasão Escolar, Ensino Noturno, Ensino Supletivo, Qualidade de Ensino

Resumo

Diante de uma evasão de 44% na Escola Estadual do Conjunto Novo Amparo - Londrina, utilizando da Metodologia de Problematização, buscou·se realizar um estudo a partir do seguinte problema: "Quais as razões da alta taxa de evasão na Escola Estadual do Conjunto Novo Amparo, no período noturno do Curso Supletivo Fase II"? Destacou-se para estudo os seguintes pontos chaves: O Curso Noturno, o Ensino Supletivo, os Profissionais de Educação, o Corpo Discente, alguns aspectos Psico-sócio-econômico·políticos e culturais e a qualidade de Ensino. Dentro de cada um desses aspectos buscou-se verificar as contribuições da literatura para análise do problema de forma relacionada com os dados colhidos na própria realidade, tendo em vista encontrar possíveis soluções. Entre as hipóteses de solução estão as de se evitar que esse aluno se afaste da escola por qualquer motivo, pois fazê-lo retomar é mais difícil; compor e/ou preparar uma equipe pedagógica que tenha vontade política e capacidade profissional; criar um ambiente de maior integração e melhor relacionamento entre alunos, pais e comunidade na escola juntamente com os professores que nela atuam, tendo em vista a melhoria da qualidade desse ensino. Nesse sentido, ações concretas já estão sendo encaminhadas.

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Biografia do Autor

Nivaldo Gasparini, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

12.11.2021

Como Citar

GASPARINI, N. Evasão na Escola Estadual do Conjunto Novo Amparo (Londrina), no Período Noturno do Curso Supletivo Fase II: Estudo Através da Metodologia da Problematização. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 17, n. 1esp, p. 38–49, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/44950. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre