Uma alternativa metodológica para introduzir recursos computacionais no Ensino de Desenho Geométrico e Geometria Descritiva.

Maria Bernadete Barison

Resumo


Diante da atual necessidade de reformulação do currículo mínimo do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEL em função de sua adaptação às mudanças tecnológicas ocorridas no mercado de trabalho, neste artigo apresentam-se alternativas metodológicas de ensino que viabilizam a introdução de recursos computacionais para uma das disciplinas ofertadas ao curso de Arquitetura “Desenho Geométrico e Geometria Descritiva". Este artigo foi desenvolvido seguindo-se as etapas da Metodologia da Problematização de Charlez Maguerez: observação da realidade e definição de um problema de estudo, pontos chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Na observação da realidade são discutidas as necessidades de implementação do curso com atuais recursos tecnológicos. A seguir definimos como problema a ser estudado a procura de alternativas metodológicas que possibilitem a introdução destes recursos nesta disciplina. Nos pontos chaves delineamos o caminho da solução e na teorização analisamos os dados que coletamos com alunos, funcionários e professores da UEL, assim como os da literatura pertinente, relacionando-os com o problema. Finalmente, levantamos as hipóteses de solução através de uma proposta de ensino para a disciplina e demonstramos como poderá ser viabilizada, o que nos propomos.

Palavras-chave


Ensino; Desenho Geométrico; Geometria Descritiva; Computação Gráfica; Arquitetura

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Semina, Ciênc. Soc. Hum.

email: seminahumanas@uel.br
E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


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