A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da praxis
Palavras-chave:
Metodologia da problematização, Métodos de ensino, Ensino superior, PraxisResumo
Dando continuidade às reflexões a respeito da validade educacional e das possibilidades de uso da Metodologia da Problematização no Ensino Superior, desta vez associam-se suas características ao conceito de praxis, da concepção Materialista Histórica. Na primeira parte do artigo, a Metodologia da Problematizaçao é explicada, etapa por etapa. Na segunda parte, o conceito de praxis e de formação de uma consciência da praxis é desenvolvida, com base na leitura que VAZQUEZ (1977) faz da teoria de Marx. Essa perspectiva revela a relação teoria-prática possível de se estabelecer dentro da experiência com essa Metodologia. Uma análise do desenvolvimento da Metodologia procura mostrar de que maneira esta se aproxima e se baseia no conceito de praxis. A terceira parte revela a experiência de trabalho com a Metodologia da Problematização, com alunos do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina, com registro de sinais dos resultados já obtidos com duas turmas de alunos, na Disciplina Didática e Fundamentos de Ensino. A perspectiva de constante aperfeiçoamento do entendimento e da aplicação da Metodologia no Ensino Superior encerra as reflexões.Métricas
Referências
BOROENAVE, J.D.; PEREIRA, A. Estratégias de Ensino Aprendizagem. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1982.
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VAZQUEZ, A.S. Filosofia da Praxis, 4. ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra. 1977.
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