A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da praxis

Autores

  • Neusi Aparecida Navas Berbel Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

Metodologia da problematização, Métodos de ensino, Ensino superior, Praxis

Resumo

Dando continuidade às reflexões a respeito da validade educacional e das possibilidades de uso da Metodologia da Problematização no Ensino Superior, desta vez associam-se suas características ao conceito de praxis, da concepção Materialista Histórica. Na primeira parte do artigo, a Metodologia da Problematizaçao é explicada, etapa por etapa. Na segunda parte, o conceito de praxis e de formação de uma consciência da praxis é desenvolvida, com base na leitura que VAZQUEZ (1977) faz da teoria de Marx. Essa perspectiva revela a relação teoria-prática possível de se estabelecer dentro da experiência com essa Metodologia. Uma análise do desenvolvimento da Metodologia procura mostrar de que maneira esta se aproxima e se baseia no conceito de praxis. A terceira parte revela a experiência de trabalho com a Metodologia da Problematização, com alunos do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina, com registro de sinais dos resultados já obtidos com duas turmas de alunos, na Disciplina Didática e Fundamentos de Ensino. A perspectiva de constante aperfeiçoamento do entendimento e da aplicação da Metodologia no Ensino Superior encerra as reflexões.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Neusi Aparecida Navas Berbel, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BERBEL. N.A.N. Metodologia da Problematizaçao: uma alternativa metodológica adequada ao Ensino Superior. Semina, Ci. Soc./Hum., Londrina.v. 16, n.2, p.9, 19 out. 1995.

BOROENAVE, J.D.; PEREIRA, A. Estratégias de Ensino Aprendizagem. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1982.

KOSIK, K. Dialética do Concreto. 4. ed. Rio de Janeiro: paz e Terra, 1976.

LlBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo : Cortez, 1994.

VAZQUEZ, A.S. Filosofia da Praxis, 4. ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra. 1977.

Downloads

Publicado

11.11.2021

Como Citar

BERBEL, N. A. N. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da praxis. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 17, n. 1esp, p. 7–17, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/44943. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre