O trabalho para mulheres egressas da licença maternidade: (re)pensando as transformações profissionais no contexto de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2020v41n2p249

Palavras-chave:

Trabalho e maternidade, Divisão social e sexual do trabalho, Cuidado dos filhos

Resumo

Este artigo objetiva analisar as percepções de mulheres egressas da licença maternidade sobre o trabalho, bem como compreender que transformações as vivências inerentes à maternagem geram em seus modos de serem trabalhadoras no contexto educacional. Adotou-se como método a pesquisa qualitativa com recorte transversal. Participaram da pesquisa 13 servidoras da área da educação, vinculadas no setor público de um município de Minas Gerais. Como técnica, utilizou de entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas a partir da teoria dejouriana e de autores que com ela dialogam. Como resultados observou-se a ressignificação das participantes em meio aos conflitos no egresso ao trabalho. As cisões entre espaço doméstico e espaço público, trabalho doméstico e trabalho assalariado, maternidade e trabalho, articulada ao conjunto de conflitos e dificuldades marcaram a separação entre mãe e bebê. Entretanto, o enfrentamento das condições desfavoráveis, os laços coletivos que estas situações puderam proporcionar, assim como as contribuições que a vivência da atividade de cuidado, são compreendidas de modo positivo.

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Biografia do Autor

Cristiano de Jesus Andrade, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), São Paulo, São Paulo, Brasil. Psicólogo. Professor do Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Pítágoras, Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil.

Luci Praun, Professora visitante da Universidade Federal do ABC.

Pós-doutorado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil. Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Hilda Rosa Capelão Avoglia, Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo.

Doutorado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), São Paulo, São Paulo, Brasil. Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil. Professora do Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), Santos, São Paulo, Brasil

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

ANDRADE, C. de J.; PRAUN, L.; AVOGLIA, H. R. C. O trabalho para mulheres egressas da licença maternidade: (re)pensando as transformações profissionais no contexto de educação. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 41, n. 2, p. 249–264, 2020. DOI: 10.5433/1679-0383.2020v41n2p249. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/38301. Acesso em: 18 abr. 2024.

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