Uma Implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na Pós-Graduação em Engenharia sob a Ótica dos Alunos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2004v25n1p89Palavras-chave:
PBL, Aprendizagem baseada em problemas, Ensino superior, Ensino de pós-graduação.Resumo
A Aprendizagem Baseada em Problemas ou PBL (Problem-Based Learning), ao contrário do modelo convencional, usa o problema para motivar, focar e iniciar a aprendizagem. Além de promover a construção dos conhecimentos a PBL objetiva o desenvolvimento de habilidades e atitudes tidas como importantes para uma prática profissional efetiva. Este trabalho, uma pesquisa-intervenção de natureza qualitativa, analisa a avaliação de alunos sobre uma implementação da PBL em uma disciplina de pós-graduação em engenharia de uma universidade pública em São Carlos, SP. Os dados utilizados neste trabalho foram coletados por meio de observação participante, entrevistas não estruturadas e de um questionário de final de curso respondido pelos alunos, no qual lhes foi pedido que avaliassem esta abordagem de ensino, suas vantagens e desvantagens e o alcance de seus objetivos educacionais, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes. Os resultados mostram que, apesar de aumentar seu tempo de estudo e carga de trabalho, a maioria dos alunos avalia positivamente a metodologia por propiciar aulas dinâmicas e motivadoras e por promover habilidades interpessoais, de pesquisa e solução de problemas etc. e atitudes tais como respeito aos pontos de vista de colegas, adaptabilidade, autonomia, colaboração, etc.
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