Uma Implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na Pós-Graduação em Engenharia sob a Ótica dos Alunos

Autores

  • Luis Roberto de Camargo Ribeiro Universidade Federal de São Carlos
  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2004v25n1p89

Palavras-chave:

PBL, Aprendizagem baseada em problemas, Ensino superior, Ensino de pós-graduação.

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Problemas ou PBL (Problem-Based Learning), ao contrário do modelo convencional, usa o problema para motivar, focar e iniciar a aprendizagem. Além de promover a construção dos conhecimentos a PBL objetiva o desenvolvimento de habilidades e atitudes tidas como importantes para uma prática profissional efetiva. Este trabalho, uma pesquisa-intervenção de natureza qualitativa, analisa a avaliação de alunos sobre uma implementação da PBL em uma disciplina de pós-graduação em engenharia de uma universidade pública em São Carlos, SP. Os dados utilizados neste trabalho foram coletados por meio de observação participante, entrevistas não estruturadas e de um questionário de final de curso respondido pelos alunos, no qual lhes foi pedido que avaliassem esta abordagem de ensino, suas vantagens e desvantagens e o alcance de seus objetivos educacionais, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes. Os resultados mostram que, apesar de aumentar seu tempo de estudo e carga de trabalho, a maioria dos alunos avalia positivamente a metodologia por propiciar aulas dinâmicas e motivadoras e por promover habilidades interpessoais, de pesquisa e solução de problemas etc. e atitudes tais como respeito aos pontos de vista de colegas, adaptabilidade, autonomia, colaboração, etc.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luis Roberto de Camargo Ribeiro, Universidade Federal de São Carlos

 B.Sc Eng., M.Sc. Eng., Doutorando, Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSCar, São Carlos, SP, Fone/Fax: 260-8356.

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidade Federal de São Carlos

 

Ph.D., Professora, Departamento de Metodologia de Ensino, UFSCar, São Carlos, SP, Fone/Fax: 260-8356.

Downloads

Publicado

25.06.2004

Como Citar

RIBEIRO, L. R. de C.; MIZUKAMI, M. da G. N. Uma Implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na Pós-Graduação em Engenharia sob a Ótica dos Alunos. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 89–102, 2004. DOI: 10.5433/1679-0383.2004v25n1p89. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3815. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre