Medicalização da infância e psicanálise: o caso TDAH

Autores

  • Ana Karina Barbosa Moura Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP - Bauru
  • Bruna D´Arezzo Pessente Gallucci Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP-Bauru
  • Maria Fernanda Assis Ribas Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP Bauru
  • Érico Bruno Viana Campos Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP - Bauru http://orcid.org/0000-0002-4716-4163

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2020v41n1p5

Palavras-chave:

Psicopatologia, Psicanálise, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Revisão de Literatura, Infância

Resumo

O presente ensaio teórico, em caráter de revisão narrativa de literatura, visa caracterizar o escopo das discussões sobre a medicalização da infância no campo da atenção à saúde em transtornos de déficit de atenção e hiperatividade no âmbito da abordagem psicanalítica. Parte da caracterização do fenômeno da medicalização do social e da infância em articulação com os desenvolvimentos na psicopatologia psiquiátrica a partir da consolidação do modelo sindrômico e organicista baseado em evidências epidemiológicas para tecer um contraponto crítico a partir da psicopatologia psicanalítica. Apresenta as principais hipóteses sobre a especificidade desse tipo de sintomatologia, indicando um mecanismo de falha de simbolização que não está necessariamente ligado a uma estrutura clínica específica. Discute também a incidência de fatores socioculturais da atualidade na produção e sustentação desse tipo de saída para os conflitos emocionais das crianças. Conclui pela reafirmação de uma posição de singularização e colocação em perspectiva histórica o sofrimento do sujeito como condição para o trabalho de escuta desses casos.

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Biografia do Autor

Ana Karina Barbosa Moura, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP - Bauru

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP - Bauru

Bruna D´Arezzo Pessente Gallucci, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP-Bauru

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus Bauru

Maria Fernanda Assis Ribas, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP Bauru

Mestranda em  Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus Bauru

Érico Bruno Viana Campos, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP - Bauru

Psicólogo. Doutor em psicologia pelo IP-USP. Professor Assitente Doutor do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus Bauru

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

MOURA, A. K. B.; GALLUCCI, B. D. P.; RIBAS, M. F. A.; CAMPOS, Érico B. V. Medicalização da infância e psicanálise: o caso TDAH. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 5–18, 2020. DOI: 10.5433/1679-0383.2020v41n1p5. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/38050. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê