Produtos orgânicos: barreiras para a disseminação do consumo de produtos orgânicos no varejo de supermercados em Londrina-Pr

Autores

  • Desirê Menezes Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Marcia Regina Gabardo da Câmara Universidade Estadual de Londrina
  • José Carlos Dalmas Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2005v26n1p95

Palavras-chave:

Agronegócio, Produtos orgânicos, Supermercado.

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar os determinantes do consumo dos produtos orgânicos em supermercados de Londrina – PR. A metodologia de desenvolvimento do artigo foi realizada em duas partes: teórica e empírica, dado o caráter exploratório do estudo. A metodologia da parte teórica envolveu o estudo dos determinantes da oferta e demanda de produtos orgânicos no mundo e no Brasil. A metodologia da parte empírica envolveu o desenvolvimento de um questionário a partir das premissas levantadas na parte teórica para identificar os determinantes da oferta e da demanda de produtos orgânicos nos supermercados de Londrina. O questionário pré-teste possuía 10 perguntas e foi aplicado em 10 consumidores para identificar as suas limitações. Após realizados os ajustes necessários, foram entrevistados 91 consumidores em três supermercados da cidade . Foram levantadas as características sobre as opiniões dos consumidores sobre os fatores que estimularam a compra e as barreiras para a aquisição dos produtos nos mercados locais. O artigo também analisou e contextualizou a estratégia de posicionamento dos produtos nas gôndolas a fim de direcionar e aumentar as vendas. Verificou-se, também, que o preço tem sido a maior barreira para a compra destes produtos.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Desirê Menezes Silva, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá /PPA UEL/UEM.

Marcia Regina Gabardo da Câmara, Universidade Estadual de Londrina

 

Universidade Estadual de Londrina /PPA UEL/UEM.

José Carlos Dalmas, Universidade Estadual de Londrina

 

Universidade Estadual de Londrina / Dept. de Matemática Aplicada.

Downloads

Publicado

24.06.2005

Como Citar

SILVA, D. M.; CÂMARA, M. R. G. da; DALMAS, J. C. Produtos orgânicos: barreiras para a disseminação do consumo de produtos orgânicos no varejo de supermercados em Londrina-Pr. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 95–104, 2005. DOI: 10.5433/1679-0383.2005v26n1p95. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3800. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>