Modelo sistêmico integrado em gestão de estoques e compras na administração de resultado: o desafio financeiro no ressuprimento

Autores

  • Mauricio Kalau Gonzáles Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2006v27n1p51

Palavras-chave:

Compras, Sistema, Capital de Giro, Reabastecimento, Especulação, Gestão em SCM.

Resumo

Uma série de vantagens financeiras para a empresa no contexto da administração do capital de giro. Porém, para que isto possa acontecer de forma positiva, há de existir uma política da empresa com esta visão e um sistema decisório que oriente o empresário. Propõe-se, neste trabalho, a confecção de tal modelo de decisão. Na revisão literária do assunto, vários pontos conflitantes foram expostos. Isto por se tratar não só do assunto compras, mas também dos aspectos interdepartamentais relacionados. Além disso, foram realizadas simulações de compras para verificar a aplicabilidade de fórmulas, como a de compras antecipadas, e demonstrar as vantagens e desvantagens da especulação. Por meio da investigação científica aqui formulada, pode-se observar, em balanços publicados, as diferentes estratégias de estocagem das empresas em períodos de incerteza, confrontados com períodos de estabilidade monetária no Brasil e os resultados conseguidos. Como resultado da aplicação do teste t de student para duas amostras, verificou-se que nos tempos de inflação alta as empresas de forma geral, estocaram mais, aplicaram menos recursos em disponibilidades (caixa e bancos) e obtiveram significativamente mais lucros que as empresas nos períodos de baixa inflação, provavelmente porque o mercado financeiro rendia mais. Deixou-se a recomendação de que as empresas, ao se atualizarem frente às novas perspectivas do mercado, revejam o seu modelo de gestão em estoques e produção, promovendo o estabelecimento de condições para que toda a cadeia de produção(SCM) inserida no contexto seja administrada participadamente.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mauricio Kalau Gonzáles, Universidade Estadual de Londrina

 

Professor do Departamento de Administração da UEL. Especialista em Metodologia do Ensino Superior – UEL.

Downloads

Publicado

27.06.2006

Como Citar

GONZÁLES, M. K. Modelo sistêmico integrado em gestão de estoques e compras na administração de resultado: o desafio financeiro no ressuprimento. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 51–76, 2006. DOI: 10.5433/1679-0383.2006v27n1p51. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3789. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre