Relação entre a Educação Vocacional Brasileira e o Curso Superior de Formação Específica em Design de Movelaria

Autores

  • Irene Domenes Zapparoli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2006v27n2p135

Palavras-chave:

Educação vocacional, Cursos seqüencial, Design de movelaria.

Resumo

Este estudo discute a Educação Vocacional e Treinamento - VET, chamada no Brasil de cursos seqüenciais. Um dos principais problemas enfrentados por este tipo de educação pode estar na falta de identificação da real necessidade do mercado de trabalho em identificar os profissionais requisitados pelo mercado de trabalho. Também se considera se há ligação entre esses profissionais e o próprio mercado representa uma nova ordem social ou se as ligações entre eles representam uma nova ordem social. O objetivo deste estudo de caso é identificar a problemática da educação vocacional por meio de estudos realizados no Curso Seqüencial de Formação Específica em Design de Movelaria, curso superior, em uma Universidade no Sul do Brasil. O método consistiu em uma observação estruturada, aplicação de questionário e entrevistas aos estudantes, entrevista a empregadores e análise de documentos da Universidade e da Legislação Brasileira acerca da diversificação e flexibilização do ensino superior. Alguns aspectos foram estudados, tais como: (i) questões relativas às razões para os estudantes estarem fazendo o curso, seus julgamentos e a eficácia deste na preparação para o mercado de trabalho; (ii) o conhecimento que os empregadores tem sobre o curso seqüencial com seus julgamentos e se estes cursos são eficientes em relação aos padrões de produção e qualidade; (iii) a estrutura do curso, as habilidades ensinadas e sua relação com as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho. Os resultados da pesquisa indicam que os cursos ainda são muito novos e não permite dizer se esta modalidade de ensino superior é uma nova ordem social, mas foi possível perceber o quanto a diversificação e flexibilização do ensino superior brasileiro precisam ser estudadas antes da implementação de cursos desta natureza.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Irene Domenes Zapparoli, Universidade Estadual de Londrina

 

Professora Assistente do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutoranda pelo Programa de Educação do Institute of Education/University of London (IoE).

Downloads

Publicado

28.06.2006

Como Citar

ZAPPAROLI, I. D. Relação entre a Educação Vocacional Brasileira e o Curso Superior de Formação Específica em Design de Movelaria. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 135–147, 2006. DOI: 10.5433/1679-0383.2006v27n2p135. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3746. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre