A volta do filho pródigo: um entendimento sobre a teoria da Psicologia Analítica

Autores

  • Lila de Fátima de Carvalho Ramos Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC GO; Universidade Federal de Goiás UFG http://orcid.org/0000-0002-9662-6862
  • Sônia Maria Bufarah Tommasi Universidade da Paz - UNIPAZ Pontifícia Univerdade Católica de Goiás - PUC http://orcid.org/0000-0001-6098-6789

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2020v41n1p45

Palavras-chave:

O filho pródigo, Rembrandt, Psicologia Analítica, Complexo paterno.

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar alguns conceitos básicos da Psicologia Analítica na pintura de Rembrandt, inspirada na parábola “O filho pródigo”, retirada da Bíblia – Evangelho de Lucas, capítulo XV, versículos 1-32. Consideraram-se os preceitos da Psicologia Analítica sobre individuação, consciente, inconsciente pessoal, coletivo, anima, animus, self, persona, símbolos, complexos, complexo paterno, processo de individuação, arquétipos e sua correlação com a expressão artística religiosa. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica nos sites do portal CAPES e Scielo dos últimos cinco anos, artigos, livros da abordagem da psicologia analítica. Em síntese, ficou reiterado que há contribuição das artes no processo da Psicologia Analítica, pois tanto a Parábola do Filho Pródigo quanto a pintura de Rembrandt ilustram a codificação simbólica no processo de individuação do homem. Desse modo, compreendeu-se que o ser humano é um conjunto em transição contínua, em processo de aprimoramento incessante sob todos os aspectos considerados (filosóficos, sociológicos, espirituais, éticos, morais). Assim, nesse processo ininterrupto de transformação, surgem complexidades nas quais alguns conflitos desaparecem e outros permanecem na sua história antropológica, ancestral, como perspectivas de apreensão, conquistas que devem ser logradas.

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Biografia do Autor

Lila de Fátima de Carvalho Ramos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC GO; Universidade Federal de Goiás UFG

Doutorado em Psicologia pela PUC-GO, Goiás, Brasil. Pesquisadora em Saúde Mental e Clínica Psicodinâmica do Trabalho e Psicologia Analítica. Servidora Técnica Federal na Universidade Federal de Goiás (UFG-GO), Goiás, Brasil.

Sônia Maria Bufarah Tommasi, Universidade da Paz - UNIPAZ Pontifícia Univerdade Católica de Goiás - PUC

Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, Brasil. Coordenadora do Curso de
Pós-graduação em Arteterapia da Faculdade CENSUPEG-RJ, Rio de Janeiro, Brasil. Coordenadora do Curso de Pós-graduação
em Psicologia Analítica da UNIPAZ-GO, Goiânia, Goiás, Brasil.

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

RAMOS, L. de F. de C.; TOMMASI, S. M. B. A volta do filho pródigo: um entendimento sobre a teoria da Psicologia Analítica. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 45–62, 2020. DOI: 10.5433/1679-0383.2020v41n1p45. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/37365. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê