Há espaço para o ensino de Inglês para crianças no currículo de cursos de Letras Português- Inglês?

Autores

  • Dayane Rita de Souza Cirino Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0001-5977-0040
  • Didie Ana Ceni Denardi Universidade Tecnológica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2019v40n2p209

Palavras-chave:

Formação do professor, Currículo, Ensino-aprendizagem de Inglês.

Resumo

Novos contextos de ensino de Língua Inglesa manifestam-se na contemporaneidade. Entre eles, o ensino de Inglês para crianças tem crescido consideravelmente nos últimos anos. No entanto, parece haver uma lacuna na formação de professores de Inglês, já que os Cursos de Letras Português- Inglês preparam professores para ministrar aulas de Inglês para os quatro anos finais do Ensino Fundamental II e para os três anos do Ensino Médio, enquanto que o Curso de Pedagogia tem a finalidade de formar professores para atuarem na Educação Infantil, primeiros quatro anos do Ensino Fundamental I, nas disciplinas do currículo geral, mas não para o ensino dessa língua estrangeira (FERNANDEZ; RINALDI, 2009). Considerando tais constatações, nos perguntamos: a) Poderia ser o Curso de Letras- Inglês o responsável para formar professores de Inglês para crianças?; b) Até que ponto, os currículos dos Cursos de Letras-Inglês estão contribuindo efetivamente para novas práticas em sala de aula? Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise de currículos de dois Cursos de Letras Português-Inglês de Instituições Federais de Ensino localizadas no Sudoeste do Paraná, procurando identificar, caso possível, espaços que possam comtemplar o ensino-aprendizagem de Inglês para a educação infantil.

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Biografia do Autor

Dayane Rita de Souza Cirino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Letras Português Inglês pelo Centro Pastoral Educacional e Assistência Dom Carlos (2007). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês e especialização em Ensino de Línguas pelo Centro Pastoral Educacional e Assistência Dom Carlos (2008). Trabalha há mais de 10 anos com Ensino de Inglês para crianças adolescentes e adultos. Atualmente é acadêmica do mestrado no Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Pato Branco e está desenvolvendo pesquisas a respeito do Ensino e aprendizagem de Inglês por crianças de 0 a 5 anos assim como a Formação do professor para atuar junto à esse público. Além de atuar como professora de Inglês também tem experiência como coordenadora de Inglês dentro de escolas regulares de ensino privado e cursos de idiomas. Atualmente é professora e diretora da Achieve Languages Palmas e Pato Branco.

Didie Ana Ceni Denardi, Universidade Tecnológica do Paraná

Professora titular da área de Letras-Inglês, atuando no Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco. É Pós-doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui mestrado e doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduou-se em Letras Português Inglês e Respectivas Literaturas pela Faculdade de Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava/PR e interessa-se pelos seguintes temas: formação de professores de línguas, práticas pedagógicas, processo de ensino-aprendizagem de línguas materna e estrangeiras modernas, ensino de leitura e de escrita em perspectivas sociointeracionistas, identidade do professor de línguas e de Inglês como língua adicional. Foi coordenadora de área de Inglês PIBID - UTFPR Câmpus Pato Branco de 2012 a 2015 (Editais 2011 e 2013).

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Publicado

02.12.2019

Como Citar

CIRINO, D. R. de S.; DENARDI, D. A. C. Há espaço para o ensino de Inglês para crianças no currículo de cursos de Letras Português- Inglês?. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 40, n. 2, p. 209–224, 2019. DOI: 10.5433/1679-0383.2019v40n2p209. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/35703. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê