Call of Cthulhu: a imagem das criaturas lovecraftianas no jogo Dark Corners of the Earth

Autores

  • Levy Henrique Bittencourt Neto Pontificia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2019v40n2p225

Palavras-chave:

Lovecraft, Semiótica, Videogames, Fenomenologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar a imagem de três criaturas – Shoggoth, Cthulhu e Dagon - baseadas nos livros do escritor H.P. Lovecraft e presentes no jogo Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth. A abordagem principal é sob a perspectiva das categorias fenomenológicas e a semiótica de C. S. Peirce. Através dos nove tipos de signo e das categorias fenomenológicas de primeiridade, secundidade e terceiridade, fez-se uma análise dos componentes visuais das imagens do jogo, em comparação com os escritos de Lovecraft. Através da análise semiótica, percebe-se que o jogo conseguiu, de maneira bem-sucedida, transpor signos fundamentais presentes na literatura de Lovecraft.

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Biografia do Autor

Levy Henrique Bittencourt Neto, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

Graduado em Comunicação Social: Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em fotografia pela mesma universidade. Mestre e Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, pela PUC – SP. Atualmente, pesquisa sobre semiótica peirciana, novas mídias e games. Já publicou análises semióticas de fotografias, games, literatura e propagandas.  

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Publicado

02.12.2019

Como Citar

BITTENCOURT NETO, L. H. Call of Cthulhu: a imagem das criaturas lovecraftianas no jogo Dark Corners of the Earth. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 40, n. 2, p. 225–238, 2019. DOI: 10.5433/1679-0383.2019v40n2p225. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/34221. Acesso em: 28 mar. 2024.

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