Plantão psicológico a partir de uma escuta psicanalítica

Autores

  • Ana Claudia Broza Daher
  • Maria Lúcia Mantovanelli Ortolan Universidade Estadual de Londrina
  • Maíra Bonafé Sei Universidade Estadual de Londrina
  • Kawane Chudis Victrio Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2017v38n2p147

Palavras-chave:

Plantão psicológico, Psicanálise, Serviço-escola de Psicologia.

Resumo

O plantão psicológico se configura como uma intervenção psicológica implementada no Brasil a partir de um referencial humanista, abordagem teórica ainda predominante na literatura sobre o tema. Organiza-se como um tipo de intervenção clínica que oferta um atendimento pontual, realizado o mais próximo possível da necessidade do indivíduo, por meio do qual pode-se fazer, além de um acolhimento, também um esclarecimento acerca da demanda desta pessoa. Tendo em vista a importância e pertinência desta prática, buscou-se ofertá-la em 2015 em um serviço-escola de Psicologia de uma universidade pública. Diante deste cenário, almejou-se discutir a prática do plantão psicológico, realizada por meio de um projeto de extensão, enfatizando a escuta psicanalítica empreendida neste contexto. Considera-se que, no plantão psicológico, o plantonista acaba por se deparar com a escuta do inesperado, do inconsciente que insiste para que seja ouvido. Espera-se, assim, que, ao mesmo tempo em que é escutado, o próprio sujeito que fala se ouça e que esta escuta possa, de alguma forma, contribuir para que ele se reposicione ou ressignifique o motivo que o fez procurar o atendimento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Claudia Broza Daher

Psicóloga. Especialista em Avaliação Psicológica e em Psicologia Clínica e da Saúde.

Maria Lúcia Mantovanelli Ortolan, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga. Residente em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Londrina

Maíra Bonafé Sei, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga. Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia Clínica pelo IP-USP. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina

Kawane Chudis Victrio, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

15.02.2018

Como Citar

BROZA DAHER, A. C.; MANTOVANELLI ORTOLAN, M. L.; BONAFÉ SEI, M.; VICTRIO, K. C. Plantão psicológico a partir de uma escuta psicanalítica. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 147–158, 2018. DOI: 10.5433/1679-0383.2017v38n2p147. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/32074. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)