Metodologia IRDI nas creches: relato de experiência na rede pública e privada

Autores

  • Ana Paula Magosso Cavaggioni Universidade Metodista de São Paulo
  • Michelle Cristine Tomaz de Oliveira Universidade Metodista de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-5719-9992
  • Miria Benincasa Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2018v39n1p5

Palavras-chave:

Creche, IRDI, Desenvolvimento infantil, Psicanálise.

Resumo

Houve um aumento significativo no número de crianças de 0 a 3 anos que frequentam Centros de Educação Infantil (CEIs), o que torna fundamental a análise das consequências da coletivização precoce no desenvolvimento subjetivo das crianças. Este artigo descreve a experiência de acompanhamento de educadoras de bebês de 0 a 18 meses de idade, a partir da metodologia IRDI, realizada em dois CEIs: um da rede conveniada e outro da rede privada. O objetivo foi observar o impacto das diferenças encontradas nestas instituições em relação ao ambiente e ao cuidado com os bebês em seu desenvolvimento psíquico. Este artigo é um recorte da pesquisa Metodologia IRDI: uma intervenção com educadores a partir da psicanálise, desenvolvida em 2012 e 2013. Analisaram-se os IRDIs iniciais e finais de 17 crianças acompanhadas nessas instituições, bem como o resultado da Avaliação Psicanalítica aos 3 anos (AP3), articulando estes dados com as diferenças observadas nas duas instituições.

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Biografia do Autor

Ana Paula Magosso Cavaggioni, Universidade Metodista de São Paulo

Psicóloga, Doutoranda em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP

Michelle Cristine Tomaz de Oliveira, Universidade Metodista de São Paulo

Psicóloga, pesquisadora bolsista FAPESP pelo grupo de pesquisa sobre Desenvolvimento do Bebê

Miria Benincasa, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Psicologia Humana pela Universidade de São Paulo - USP. Docente na Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP

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Publicado

30.06.2018

Como Citar

CAVAGGIONI, A. P. M.; TOMAZ DE OLIVEIRA, M. C.; BENINCASA, M. Metodologia IRDI nas creches: relato de experiência na rede pública e privada. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 5–20, 2018. DOI: 10.5433/1679-0383.2018v39n1p5. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/31571. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

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