Metodologias ativas e interdisciplinaridade na formação do nutricionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2017v38n1p117

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Interdisciplinaridade, Ensino superior

Resumo

No ensino superior, as metodologias ativas são alternativas a aulas expositivas e visam formar profissionais proativos e capacitados a trabalhar em equipe. O objetivo deste trabalho foi avaliar a motivação e a percepção de aprendizagem de 68 alunos matriculados em 2015 no primeiro ano do curso de Nutrição da Universidade Positivo, submetidos a aulas expositivas e à metodologia ativa adaptada de aprendizagem baseada em problemas e em projetos (ABPP) por meio de questionários e comparação estatística. Em nossos resultados, não foram observadas diferenças significativas quanto à motivação e percepção de aprendizagem, no ponto de vista dos alunos. Entretanto, os alunos que responderam ao questionário após a metodologia ativa perceberam maior convergência entre as disciplinas envolvidas (p<0.05). Concluímos que o uso de metodologias ativas e da interdisciplinariedade provocou no aluno uma melhor percepção na relação que existe entre disciplinas de formação básica e profissionalizantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josiele Cristine Ribeiro dos Santos, Universidade Positivo

Bacharel em Nutrição pela Universidade Positivo.

Kerili Maia da Rocha, Universidade Positivo

Bacharel em Nutrição pela Universidade Positivo.

Andrea Maria Baroneza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora assistente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Deberli Ruiz Fernandes, Universidade Positivo

Biomédica. Mestre em parasitologia pela Universidade Federal do Paraná. Professora assistente da Universidade Positivo.

Viviane Valle de Souza, Universidade Positivo

Bacharel em nutrição pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Formação Pedagógica do Professor Universitário pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

José Eduardo Baroneza, Universidade Positivo

Doutor em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná. Professor Adjunto da Universidade Positivo

Downloads

Publicado

21.09.2017

Como Citar

SANTOS, J. C. R. dos; ROCHA, K. M. da; BARONEZA, A. M.; FERNANDES, D. R.; SOUZA, V. V. de; BARONEZA, J. E. Metodologias ativas e interdisciplinaridade na formação do nutricionista. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 117–128, 2017. DOI: 10.5433/1679-0383.2017v38n1p117. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/28205. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre