Quem são os diplomados a distância em regiões não-metropolitanas do Brasil? Um estudo de caso do curso de administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Karin Vieira da Silva Universidade de Lisboa
  • João Peixoto Universidade de Lisboa
  • Anderson Sasaki Vasques Pacheco Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2017v38n1p81

Palavras-chave:

Perfil dos egressos, Educação a distância, Universidade aberta.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil dos diplomados em regiões não-metropolitanas do Brasil. Para a concretização desse objetivo, utilizou-se o recorte do curso a distância de graduação em administração da Universidade Federal de Santa Catarina, nas cidades do interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Quanto aos procedimentos metodológicos, essa pesquisa pode ser classificada como um levantamento e utilizou dados quantitativos. Para a recolha de dados utilizou-se o questionário como ferramenta e a análise foi feita por meio da descrição de dados estatísticos. Como principais resultados, verificou-se que os alunos possuem um perfil distinto dos estudantes de cursos presenciais, sendo formado por pessoas com uma condição familiar e profissional mais avançada. Outra questão a ser ressaltada é que os alunos não possuíam ensino superior antes de entrar no curso a distância oferecido pela UFSC. Esses dados dão indicativos de que a educação a distância cumpre, neste contexto, a função de atender um público que, por diferentes motivos, não consegue aceder ao ensino superior presencial, e pode, desta forma, contribuir para o desenvolvimento de regiões interioranas do país.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karin Vieira da Silva, Universidade de Lisboa

Doutora em Sociologia Econômica e das Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. É investigadora associada do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e participa de projetos de pesquisa na Universidade Federal de Santa Catarina.

João Peixoto, Universidade de Lisboa

Professor Catedrático no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/ULisboa)
Investigador do SOCIUS/CSG - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, ISEG/ULisboa

Anderson Sasaki Vasques Pacheco, Universidade de Lisboa

Doutor em Sociologia Econômica e das Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Pesquisador no ISEG no grupo de Sociologia Econômica das Organizações - SOCIUS - da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

21.09.2017

Como Citar

SILVA, K. V. da; PEIXOTO, J.; PACHECO, A. S. V. Quem são os diplomados a distância em regiões não-metropolitanas do Brasil? Um estudo de caso do curso de administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 81–92, 2017. DOI: 10.5433/1679-0383.2017v38n1p81. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/28184. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre