Ensino de estatística aplicada à administração a distância: um estudo empírico

Autores

  • Daielly Melina Nassif Mantovani Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP)
  • Adriana Backx Noronha Viana Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP)
  • Maria Aparecida Gouvêa Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – USP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2010v31n1p89

Palavras-chave:

Ensino de estatística, E-learning, Perfil do usuário

Resumo

Este artigo tem como objetivos: avaliar a experiência dos alunos do curso de graduação em Administração da FEA-RP/USP nas atividades on-line de uma disciplina de Estatística Aplicada e conhecer as características de seu perfil. Focalizou-se uma disciplina semipresencial, que utilizou um ambiente virtual acessado via Internet para disponibilizar materiais didáticos digitais e realizar atividades como enquetes e discussões síncronas e assíncronas. Para o sucesso de um curso on-line, é necessário que os estudantes possuam estrutura adequada de acesso; assim, estudou-se o perfil dos alunos inscritos na matéria. Eles apresentaram estrutura de acesso favorável e conhecimentos sobre Internet, e-mail, chat e fórum, o que influenciou positivamente a satisfação com o curso. Ao final do semestre, realizaram-se grupos focais nos quais os alunos avaliaram a experiência na disciplina. Esta foi considerada positiva, e atribuiu-se flexibilidade ao curso, pois os materiais puderam ser acessados e os trabalhos entregues via Internet a qualquer hora e de qualquer lugar. A interatividade e o atendimento da tutoria contribuíram para a aprendizagem. No entanto, os alunos apontaram que, caso não houvesse obrigatoriedade, não teriam participado das atividades on-line, o que torna este ponto relevante no planejamento do curso. A EAD pode ser utilizada com sucesso no ensino de Estatística; porém, o planejamento cuidadoso é fundamental.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daielly Melina Nassif Mantovani, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP)

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP)

Adriana Backx Noronha Viana, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP)

Professora Livre Docente do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP)

Maria Aparecida Gouvêa, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – USP

Professora Livre Docente do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP)

Downloads

Publicado

19.04.2011

Como Citar

MANTOVANI, D. M. N.; VIANA, A. B. N.; GOUVÊA, M. A. Ensino de estatística aplicada à administração a distância: um estudo empírico. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 89–110, 2011. DOI: 10.5433/1679-0383.2010v31n1p89. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/2804. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre