O processo de formação de professores por meio da educação a distância: uma experiência pioneira

Autores

  • Oscar Massaru Fujita Universidade Estadual Paulista - UNESP; Universidade Aberta do Brasil (UAB).
  • Ronaldo José Nascimento Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenador PACC/UEL
  • Pedro Paulo Ayrosa Universidade Estadual de Londrina. Coordenador NEAD/UEL e UAB/UEL. Brasil
  • Dirceu Moreira Guazzi Universidade Estadual de Londrina (UEL). NEAD/UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n1p23

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação a Distância, Metodologia e estratégias didáticas, Tecnologias de Informação e Comunicação, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumo

O presente texto expõe de forma sucinta as ações realizadas no processo de formação e as parcerias estabelecidas para a concretização do pioneiro processo educacional de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) da Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR). O delineamento metodológico foi desenvolvido segundo a Abordagem Qualitativa do tipo Pesquisa-Ação, que prioriza o desenvolvimento e a análise do processo juntamente com o “significado” que as pessoas dão às coisas e à sua vida do que propriamente o produto em si. Os dados coletados por meio dos questionários aplicados ao final do curso sinalizam as impressões (positivas e críticas construtivas) que recebemos e os significados que cursistas vivenciaram (depoimentos, chats, fóruns de discussão, projetos) nos cursos oferecidos. A experiência vivenciada nestes três cursos: Ambiente Virtual de Aprendizagem (60 horas); Tutoria em EAD (60 horas) e Material Didático em EAD (60 horas), desde a sua concepção até a sua efetiva conclusão, nos fazem pensar que estamos no caminho certo e que por meio das TDIC, novos horizontes podem se abrir para a instituição a curto e a médio prazo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Oscar Massaru Fujita, Universidade Estadual Paulista - UNESP; Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Doutorado em Educação pela USP. Mestrado em Educação pela UNESP. Especialização em Consultoria Empresarial pela FIAET. 
Graduação Licenciatura em Matemática pela UNESP.

Ronaldo José Nascimento, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenador PACC/UEL

Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenador PACC/UEL.

Pedro Paulo Ayrosa, Universidade Estadual de Londrina. Coordenador NEAD/UEL e UAB/UEL. Brasil

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Universidade Estadual de Londrina. Coordenador NEAD/UEL e UAB/UEL. Brasil

Dirceu Moreira Guazzi, Universidade Estadual de Londrina (UEL). NEAD/UEL

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL). NEAD/UEL

Downloads

Publicado

30.11.2016

Como Citar

FUJITA, O. M.; NASCIMENTO, R. J.; AYROSA, P. P.; GUAZZI, D. M. O processo de formação de professores por meio da educação a distância: uma experiência pioneira. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 23–38, 2016. DOI: 10.5433/1679-0383.2016v37n1p23. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/25838. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê