Perfil de tutores e coordenadores de cursos EAD da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Marília Ribas Machado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Julio Eduardo Ornelas Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Pedro Antônio de Melo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n1p39

Palavras-chave:

Ensino a Distância, Gestão Universitária, Perfil, Tutor, Coordenador

Resumo

O alcance de resultados satisfatórios na educação a distância demanda o uso eficiente de diversos recursos materiais e intangíveis aliados a uma equipe capacitada para atuar nessa modalidade de ensino. Dessa forma, a pesquisa apresentada neste artigo objetivou analisar o perfil de tutores e coordenadores dos polos de apoio presencial localizados nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, cujos cursos de graduação a distância estão sob a tutela da Universidade Federal de Santa Catarina. Para atender ao objetivo, a metodologia englobou a aplicação de questionários aos agentes em análise, propiciando dados quantitativos sobre seus perfis. Os resultados apontam que a maior parcela dos coordenadores e tutores analisados são do gênero feminino, com idades entre 36 e 55 anos, possuindo em sua grande maioria especialização, exercendo as funções de tutor, coordenadores dos polos e de ensino, residindo nas mesmas cidades onde os cursos são ofertados e consideram-se de maneira geral, satisfeitos com suas atribuições.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marília Ribas Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como bolsista do pojeto de pesquisa intitulado Planejamento Estratégico em Universidades Públicas Brasileiras: modelos e práticas de gestão universitária. Também atua como bolsista do projeto de extensão intitulado Curso de Atualização em Gestão e Liderança para servidores do Insituto Federal de Santa Catarina. 

Julio Eduardo Ornelas Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre (2013) e Graduado (2011) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vice-Diretor e Pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU/UFSC.

Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária. Participante dos grupos de pesquisa INPEAU - Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária e NEOGAP - Núcleo Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas.

Pedro Antônio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas, pela Universidade Federal de Santa Catarina, e pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe – IESALC, da Unesco. É Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación – HAME (2012). É professor da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Ciências da Administração - CAD.

Downloads

Publicado

30.11.2016

Como Citar

MACHADO, M. R.; SILVA, J. E. O.; PACHECO, A. S. V.; MELO, P. A. de. Perfil de tutores e coordenadores de cursos EAD da Universidade Federal de Santa Catarina. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 39–52, 2016. DOI: 10.5433/1679-0383.2016v37n1p39. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/24672. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê