Políticas públicas educacionais e avaliações docentes: considerações acerca de Brasil e Chile (1990 – 2010)

Autores

  • Bruna Carolina Marino Rodrigues Universidade Estadual de Londrina http://orcid.org/0000-0002-1742-4809
  • Maria Renata da Cruz Duran Universidade Estadual de Londrina
  • Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2015v36n2p81

Palavras-chave:

Políticas públicas, Formação docente. Educação na América Latina, Avaliação docente, Chile e Brasil.

Resumo

No presente artigo, a avaliação docente estabelecida a partir da década de 1990 no Chile e no Brasil está em foco. Quanto à estrutura do artigo, obedece à seguinte ordem: primeiro, iremos apresentar um panorama das políticas públicas de formação docente na América Latina dos últimos 30 anos. Segundo, iremos abordar as recomendações comuns elaboradas por organismos internacionais. Terceiro, iremos descrever os sistemas de avaliação dos docentes de rede pública no Brasil e no Chile. Por fim, iremos comparar esses sistemas do ponto de vista de suas benesses para a formação docente continuada. Como resultados, sugerimos uma revisão das diretrizes latino-americanas de avaliação do trabalho docente com uso de tecnologias de informação e comunicação.

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Biografia do Autor

Bruna Carolina Marino Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em História pela Universidade Estadual de Londrina.

Maria Renata da Cruz Duran, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista, pós-doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, professora adjunta de História Moderna e Contemporânea na Universidade Estadual de Londrina. 

Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado.  University Of North Carolina At Chapel Hill, UNC, Estados Unidos. Diretora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

10.05.2016

Como Citar

MARINO RODRIGUES, B. C.; DA CRUZ DURAN, M. R.; DE BARROS OLIVEIRA BUENO, B. A. Políticas públicas educacionais e avaliações docentes: considerações acerca de Brasil e Chile (1990 – 2010). Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 81–94, 2016. DOI: 10.5433/1679-0383.2015v36n2p81. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/24489. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre