A influência do capital cultural no gosto e no consumo de música, televisão e cinema

Autores

  • Teisa Bustamante Maglioni Universidade Federal de Lavras
  • Gislene Nogueira de Souza Universidade Federal de Lavras
  • Aline Pereira Sales Morel Universidade Federal de Lavras
  • Daniel Carvalho de Rezende Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2015v36n2p53

Palavras-chave:

Capital Cultural, Gosto, Música, Televisão, Cinema

Resumo

Esse estudo tem como objetivo identificar a influência do capital cultural no gosto e no consumo de TV, música e cinema da população de Lavras-MG. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva, na qual foram aplicados um total de 400 questionários (para um nível de significância de 95% e um erro de 5,0%). Os métodos de análise utilizados foram a análise de correlação (entre a variável capital cultural do entrevistado com as variáveis intervalares do questionário aplicado) e análises de frequência. Os resultados obtidos evidenciam que o capital cultural exerce influência na diferenciação do gosto nos campos culturais da música, televisão e do cinema. Assume-se, portanto, que a consideração desse fator se faz relevante para o entendimento do consumo cultural nesses campos. Ressalta-se que a realização desse estudo contribuirá para a disseminação do tema consumo cultural e consumo de status no campo das ciências humanas e sociais, haja vista que esse tema ainda é pouco explorado nessas áreas. Além disso, os resultados permitirão a obtenção de resultados adaptados ao contexto brasileiro, uma vez que a maioria dos estudos realizaram essa análise no contexto europeu ou norte americano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Teisa Bustamante Maglioni, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Administração na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bolsista PIBIC/CNPq.

Gislene Nogueira de Souza, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Administração na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bolsista PIBIC/CNPq.

Aline Pereira Sales Morel, Universidade Federal de Lavras

Doutoranda em Administração, Pesquisadora do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor

Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade Adjunto da Universidade Federal de Lavras. Pós-Doutorado na Lancaster University. Professor adjunto da Universidade Federal de Lavras.

Downloads

Publicado

10.05.2016

Como Citar

MAGLIONI, T. B.; SOUZA, G. N. de; MOREL, A. P. S.; REZENDE, D. C. de. A influência do capital cultural no gosto e no consumo de música, televisão e cinema. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 53–68, 2016. DOI: 10.5433/1679-0383.2015v36n2p53. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/24362. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre