Entre a crônica e a epopeia: Machado de Assis em versos homéricos

Autores

  • Ionara Satin UNESP/Assis
  • Daniela Mantarro Callipo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2015v36n1p63

Palavras-chave:

Crônica, Epopeias Homero, Intertextualidade, Literatura Comparada, Machado de Assis.

Resumo

O objetivo desse trabalho é mostrar a presença da epopeia clássica, a Ilíada de Homero, na crônica de Machado de Assis, analisar o diálogo intertextual entre Machado de Assis cronista e o poema épico de Homero, levando em consideração o conceito de intertextualidade desenvolvido por Julia Kristeva a partir das concepções filosóficas de Bakhtin. Na crônica do dia 18 de março de 1894 para o jornal Gazeta de Notícias na coluna dominical “A Semana”, Machado de Assis transpõe a epopeia de Homero para sua crônica, reescreve o texto épico para os assuntos cotidianos de sua crônica semanal. Para Tiphaine Samoyault, escrever é reescrever, “repousar nos fundamentos existentes e contribuir para uma criação continuada”, (2008, p. 77) um dos princípios da intertextualidade. Foi observado que a partir da leitura e assimilação do poema clássico, Machado de Assis consegue aproximar gêneros tão distantes, a ponto trazer os versos para sua prosa, deixando-a mais próxima da poesia. Nesse sentido, percebe-se a riqueza das crônicas machadianas, muitas vezes deixadas à margem em favor de seus contos e romances. Além disso, ao dialogar, ao reescrever a epopeia dentro de sua crônica, Machado de Assis parece contribuir para essa “criação continuada”, revivendo a memória da literatura e enfatizando a permanência da obra clássica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ionara Satin, UNESP/Assis

Doutoranda do programa de pós-graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCL-UNESP/Assis.

Daniela Mantarro Callipo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (2004) e Pós-Doutora em Teoria Literária pela Unicamp. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Downloads

Publicado

01.12.2015

Como Citar

SATIN, I.; CALLIPO, D. M. Entre a crônica e a epopeia: Machado de Assis em versos homéricos. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 63–78, 2015. DOI: 10.5433/1679-0383.2015v36n1p63. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/22005. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre