A Fotolinguagem como dispositivo de atenção à saúde

Autores

  • Luciane Aparecida dos Santos Passos Faculdades Adamantinenses Integradas Secretaria de Saúde de Presidente Prudente (CAPSad)
  • Cassiano Ricardo Rumin Faculdades Adamantinenses Integradas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n2p103

Palavras-chave:

Residência Terapêutica, Fotolinguagem, Grupo de Mediação, Reforma Psiquiátrica.

Resumo

O relato apresentado a seguir teve o objetivo de discutir as características de uma intervenção em grupo, dirigida aos moradores de um Serviço Residencial Terapêutico tipo I. O método de intervenção empregado foi o grupo de fotolinguagem. Foram realizados treze encontros quinzenais onde participaram os oito moradores do Serviço Residencial Terapêutico. Os encontros ocorriam no espaço da própria residência, com local e horário fixos, sendo livre a participação dos moradores nas ações do grupo de fotolinguagem. Os resultados indicaram que os componentes do grupo vivenciaram algum nível de ruptura da posição a-subjetal. O grupo de fotolinguagem possibilitou a historicização da vida dos participantes e contribui para que um espaço psíquico partilhado pudesse emergir entre os moradores da Residência Terapêutica. O objeto externo constituído pela fotografia estimulou a experiência transicional e parece ter sido estendida com o uso de imagens abstratas. Conclui-se que o grupo de fotolinguagem é um dispositivo relevante para apoiar o processo de desinstitucionalização realizado pelos Serviços Residenciais Terapêuticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciane Aparecida dos Santos Passos, Faculdades Adamantinenses Integradas Secretaria de Saúde de Presidente Prudente (CAPSad)

Psicóloga, graduada pela FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas. Especialista em Psicologia da Saúde – FAI.

Cassiano Ricardo Rumin, Faculdades Adamantinenses Integradas

Psicólogo (UNESP), Especialista em Saúde Pública (FCF/UNESP) e Mestre em Ciências Médicas (FMRP/USP).

Downloads

Publicado

30.12.2014

Como Citar

PASSOS, L. A. dos S.; RUMIN, C. R. A Fotolinguagem como dispositivo de atenção à saúde. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 103–118, 2014. DOI: 10.5433/1679-0383.2014v35n2p103. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/21722. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre