O meio ambiente à luz do direito constitucional à educação

Autores

  • Aline Oliveira Mendes de Medeiros Universidade Do Oeste De Santa Catarina (Unoesc)
  • Sadiomar Antonio Dezordi Faculdade Empresarial de Chpecó - UCEFF

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2015v36n1p3

Palavras-chave:

Direito educacional, Dignidade da Pessoa Humana, Estado Socioambiental, Polícia Militar de Santa Catarina, Programa Protetor Ambiental

Resumo

Foi pesquisado neste artigo sobre a importância do meio ambiente para a vida humana, analisando-o como extensão ao direito à vida, sendo considerado como núcleo da dignidade da pessoa humana, esta que por sua vez, compreende pedra basilar para a edificação do Estado Democrático de Direito. Consciente desta importância única é que se propõe atuar com base na educação como meio de transmitir estes valores e construir um Estado sustentável. Conhecedor desta premissa é que a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina criou o programa Protetor Ambiental, que visa levar educação para os jovens extraindo-o das margens da sociedade e acolhendo-os junto a polícia, transmitindo valores aos mesmos com enfoque na área ambiental. O método utilizado foi o qualitativo realizado através de pesquisas bibliográficas e análise de casos. A conclusão a que se chegou é que a educação compreende um meio que poderá trazer bons resultados, compreendendo uma base sólida na busca de consolidar a conscientização sobre a importância do meio ambiente para a vida humana no núcleo social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Oliveira Mendes de Medeiros, Universidade Do Oeste De Santa Catarina (Unoesc)

Graduanda em Direito na Unoesc/Chapecó.

Sadiomar Antonio Dezordi, Faculdade Empresarial de Chpecó - UCEFF

Especialista em Policiamento Ambiental (PMSC) - 2008; Especialista em Gestão e Direito Ambiental (com enfoque em Auditoria Ambiental) – Faculdade Padre João Bagozzi - 2010; Especcialista em MBA Auditoria e Perícia Ambiental – UCEFF – em curso. E-mail: 925791@pm.sc.gov.br.

Downloads

Publicado

01.12.2015

Como Citar

OLIVEIRA MENDES DE MEDEIROS, A.; DEZORDI, S. A. O meio ambiente à luz do direito constitucional à educação. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 3–18, 2015. DOI: 10.5433/1679-0383.2015v36n1p3. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/21396. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre